domingo, 16 de outubro de 2011

PERFORMANCE - Radiadores - Parte 1 de 2

PERFORMANCE - Radiadores - Parte 1 de 2:

Radiadores de óleo podem ser facilmente confundidos com religião.

Radiadores em Harleys são uma questão de fé.

Você coloca um acreditando que vai esfriar o motor, mas não tem como provar, simplesmente acredita, tem a fé necessária pra isso, assim como na religião. Tem gente que vai a igreja mas não tem fé e tem gente que tem o radiador instalado mas não acredita que de fato funcione. E finalmente tem gente que não tem nada instalado por opção mesmo, um ateu do arrefecimento, não coloca um radiador porque tem certeza que não vai funcionar.

Eu era um descrente. Das três opções acima eu me classificava nas duas últimas.

Mas me converti.

Pra contar a minha conversão vou começar falando de minhas motocas, na minha garagem tem uma Evo e uma Twincam.

A Evo já veio com radiador, sempre esteve lá, a Twincam tem um puta motorzão preparado com cento e zaralho cavalos e esquenta pra burro, taxa de compressão alta, fica um inferno debaixo das pernas, mas não tem radiador, sempre achei besteira.

A Evo tem quase vinte anos. A TC é das novas.

Sempre olhei torto pro radiador da Evo, Evolutions nunca tiveram tanto problema com aquecimento como as TC, sempre funcionaram sem radiadores e nunca deram problema, mas o meu radiador estava lá, na frente do motor, feio pra caralho, só que nunca tive a paciência para desinstalá-lo, o trabalho pra instalar um radiador é quase o mesmo que o caminho inverso.

Sendo alguém que gosta de performance de motores, sempre andei com termômetro no tanque de óleo de minhas motos, das duas que citei e também de todas as outras, acho indispensável para mim, e totalmente dispensável para a maioria das pessoas que andam de Harley.

A Evo sempre rodou com a temperatura do óleo na faixa dos 150oF (graus Farenheit) na estrada, e 170oF andando na cidade, já a Twincam, na estrada, vai a uns 230oF e na cidade vai perto dos 270oF.

O normal pra Harley é na faixa de 200oF, ou seja, sempre me incomodou o fato da Evo andar muito fria, ou com o óleo muito frio, andar com o motor frio ou quente não é bom. Algumas pessoas acham que andar com o motor frio é bom, mas garanto, não é!

Aí decidi fazer o trabalho de uma vez por todas. Um dia, coincidindo com uma troca de óleo, peguei uma faca e sem pensar fiz um rasgo na mangueira do radiador, com isso eu me forçaria a ter que tirá-lo!

Saí pra dar uma volta, fui pra estrada e dez minutos depois, o termômetro da Evo, que nunca tinha passado de 170oF, estava cravado nos 220oF...

Putaqueospariu, fiz merda!

Enfim, radiador faz uma diferença BRUTAL! Nem imaginava que era tanto assim, "220" menos "170" são 50oF de diferença, ou em “brasileiros” graus Celsius (deixa eu fazer umas contas aqui...) dá uns 30oC!!!!! É MUITA COISA!!!

Andar com 220oF não é grave, até uns 250oC vou sem medo (na estrada). Hoje a Evo, nessa temperatura, está com um comportamento bem mais adequado, a queima com o motor quente é muito melhor, está mais econômica, mais forte e principalmente, ficou mais bonita!!!

Mas hoje sou um homem de fé.

Já encomendei um puta radiador de treze colunas pra minha Twincam.

Abs,

Big Chopper de La Frontera
fronterahd@gmail.com

PS: A "Parte 2" sai no dia 11 de Outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário