sábado, 3 de setembro de 2011
A Arte da Harley-Davidson
"Evolution" |
Desde então, Scott Jacobs tem criado obras retratando as motocicletas Harley-Davidson. Suas pinturas são colecionadas em todo o mundo, pelos apreciadores da marca, com exibições em 83 países.
"At Your Service" |
"Pumping Iron" |
Além da Harley-Davidson, Scott Jacobs é licenciado pela divisão Corvette da Chevrolet, Ford Motor Company, Mattel e Hot Wheels Race Team, além de outros.
Enfim um Pneu Resistente?
Segundo a Michelin, o novo pneu Commander II criou um novo padrão de durabilidade, sem qualquer comprometimento com a aderência ao solo em pista molhada, manobrabilidade ou estabilidade.
Em resposta à exigência do mercado mundial de motocicletas de grande porte, os engenheiros do Centro Tecnológico da Michelin, em Ladoux, França, desenvolveram um novo composto de borracha. A carcaça desse novo pneu radial é associado à Silica Rain Technology (SRT), que integra sílica no componente da banda de rodagem, que foi projetada para evitar desgaste desigual. A carcaça é mais rígida, com maior densidade, melhorando a capacidade de manobra, enquanto as fibras das lonas aumentam a resistência e leveza do pneu, criando maior estabilidade, mesmo em altas velocidades. O desenho da banda de rodagem aumenta significantemente a capacidade de dispersão da água na pista, aumentando a aderência em caso de chuva.
Treze tamanhos estarão disponíveis no mercado a partir de Setembro. Outros tamanhos estarão disponíveis no início de 2012.
Gettysburg Civil War Bike
We were walking down Steinwehr Ave and I noticed this motorcycle parked in a space behind a pizza restaurant. It was an amazing custom depicting fantastic airbrush work of Gettysburg related events. The detail is awesome like the leather horse saddle seat, the revolver in a holster, the bugle horn, and the civil war soldier skull headlight.
Preparação de viagem
Na realidade o mais importante da viagem não é chegar, é voltar. Vá tranquilo, controlando a ansiedade, mantendo o foco na pilotagem sem se distrair com paisagens ou qualquer outra coisa. Procure pilotar naturalmente sem agarrar os comandos de forma tensa. Pare a cada 100 km (ou menos, se preferir) para esticar as pernas, beber água (cuidado com a desidratação) , tirar "água do joelho" e dar uma relaxada.
Aproveite para um check visual na máquina (pneus, vazamentos, barulhos estranhos, etc). Limpe a viseira do capacete e abasteça a máquina. Tudo isso com calma.
Com relação ao contra-esterço vamos lá: tenha em mente que você só faz curvas acima de 30 km/h usando o contra-esterço (conscientemente ou não). Para entender como funciona faça o seguinte: Pegue dois copos iguais, cujo fundo seja menor do que a boca. Coloque uma boca contra a outra e passe uma fita adesiva em volta de forma que eles fiquem unidos. Coloque-os sobre uma superfície plana e você vai ver que a parte mais alta (onde as bocas foram unidas) é semelhante a área central de um pneu de moto. Apoie o copo da esquerda na mesa e leve-o para a frente (é exatamente o movimento que a roda da moto faz ao contra-esterçamos nas curvas para a esquerda). Apoie a palma da mão no copo da esquerda e faça-o rolar para a frente. Você verá que embora esteja virado para direita ele tomará a direção da esquerda. Isso é chamado de efeito giroscópico e é assim que as motos fazem curvas acima de 30 km/h quando se manifesta o tal de momento angular.
Por tudo isso fique tranquilo, se você achar que exagerou no contra-esterço basta aliviar a manete que você empurrou para a frente que a moto reduz a inclinação e, em conseqüência, aumenta o raio da curva. Vá para uma rua deserta e, a uns 40 km/h, pratique fazendo uma espécie de “slalom”, empurrando (suavemente sempre) ora a manete da direita ora a manete da esquerda.
Outro recurso que você pode (e deve usar) é o freio motor. Ao entrar em uma curva reduza para uma marcha inferior e entre com o motor em um giro (rpm) superior ao que estava antes da curva. Isso permite que você reduza a velocidade sem necessidade de usar os freios, apenas fechando o punho do acelerador. Observe que a redução de velocidade aumenta a inclinação da moto o que pode ser compensado aliviando o contra-esterço (como falei acima).
Um outro ponto a ser ressaltado é o que diz respeito às frenagens: o freio que pára a moto é o dianteiro mas só o faça com a moto alinhada e sem inclinação. O freio traseiro deve ser utilizado para manobras em baixas velocidades (abaixo de 20 km/h) e ao ser utilizado em velocidades maiores deve ser acionado de forma a não bloquear a roda. Caso a roda traseira seja bloqueada em alta velocidade, mante-la bloqueada e controlar as "abanadas" da moto com o olhar fixado na frente para onde queremos que a moto vá. Já o freio dianteiro, se bloquear ou ameaçar bloquear, aliviar e rápidamente voltar a pressionar a manete simulando o efeito do sistema ABS.
Algumas dicas que me foram de extrema utilidade:
1) Cuidado com a roupa. Não basta "segurança", conforto é fundamental. Sinta-se com os movimentos soltos e mantenha o corpo arejado. O calor e o vento aceleram o processo de desidratação e isso associado a uma roupa tipo "armadura medieval" pode causar sérios problemas afetando inclusive seus reflexos.
2) Mantenha sempre o olhar em um ponto dois ou três segundo à frente de onde você está e planeje o que precisa fazer para alcança-lo. Seu olhar deve ser como os faróis de um carro em movimento, sempre iluminando à frente. Fazendo isso automáticamente você reduz em muito a possibilidade de imprevistos.
3) Observe a respiração. Tendemos o contrair os músculos e prender a respiração quando estamos tensos. Isso é altamente prejudicial para a pilotagem.
Em momentos de "stress" respire como se estivesse fazendo um exercício físico: inspire pelo nariz e expire pela bôca.
4) O olhar é um dos ítens de maior importancia na pilotagem de uma motocicleta. A moto vai para onde você olha. Principalmente em curvas, após determinar o traçado da mesma, jamais olhe para o acostamento, guard-rail, carros em sentido contrário ou coisa que o valha. E por falar em curva, JAMAIS desista de uma curva depois de iniciada ainda que a pedaleira arraste no chão, olhe para o ponto de saída use o contra-esterço e deixe a pedaleira se dissolver no asfalto.
5) Pratique sempre que possível, inclusive fazendo exercícios mentais: à noite, em seu quarto, sente em uma cadeira e imagine que você está na sua moto percorrendo uma estrada, pense em diferentes situações e o que você faria para sair delas. Vale a pena.
6) RETROVISOR, RETROVISOR, RETROVISOR. Olhar o espelho retrovisor salva vidas.
No mais uma boa viagem e informe os resultados.
Abração,
Hélio
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
FIM DO MUNDO - Episódio 4
Este é o último episódio desta viagem maravilhosa destes três Harlystas até o lugar chamado "FIM DO MUNDO".
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
Iron Butt
Participar de uma prova IBA (Iron Butt Association) pode ser considerado o teste ideal para o motociclista que gosta de pegar longos trechos de estrada. Uma boa oportunidade para realizar uma aventura desse tipo é o roteiro que está sendo organizado pela consultoria de motociclismo Omno para os dias 8 e 9 de setembro com um percurso de 1.740 km em 24 horas entre São Paulo e Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira de Brasil, Argentina e Paraguai.
O grande objetivo e desafio do programa é ser uma prova de resistência e desafio pessoal para o motociclista, que deve viajar com sua própria moto. Durante a viagem estão programadas paradas pontuais a cada 220 km. Também está previsto a prova para certificação IBA. O número de participantes é limitado a 16 motociclistas.
A programação para o IBA – Foz do Iguaçu inclui briefing com os participantes, suporte de comprovação e documentação da prova, suporte de cadastramento ao IBA nos EUA, taxa e pagamento ao IBA nos EUA, duas noites em hotel (quarto duplo), além de atividades como passeio às cataratas, visita ao cassino argentino e shopping no Paraguai.
Programação
8/09 Saída de São Paulo às 20h
8 e 9/09 Prova Iron Butt
10/09 Passeio e lazer (livre)
11/09 Retorno a SP - 1000 km
Valor do pacote
À vista R$ 1.100 (piloto)
Pagamento em duas parcelas de 2X R$ 600
Pagamento em três parcelas de 3X R$ 450
Opcional: quarto individual (acréscimo de R$ 320)
Opcional: acompanhante (acréscimo de R$ 750)
Responsabilidades dos participantes
-Motocicleta devidamente apta as condições de prova
-Responsabilidades pelas atividades pessoais desenvolvidas
-Custos de alimentação, combustível e custos pessoais
-Seguro pessoal de saúde e da motocicleta
-Custos com quebras, desgastes e manutenção da motocicleta
-Responsabilidade sobre atos e infrações ocasionados
-Roupas e preparo físico adequado a prova
-Carteira de habilitação e documentação da moto válida
Informações e inscrições
Moto Atacama: (11) 2609-4533 c/ Rafael
Organização: OMNO Motorcycle Company Support
Harley anuncia novidade para o Brasil
A Harley-Davidson quer ampliar sua oferta de produtos no mercado brasileiro. No Salão Duas Rodas – que acontece de 4 a 9 de outubro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (SP) – a centenária marca norte-americana apresentará a Dyna Switchback, a V-Rod 10th Anniversary, além da Night Rod Special. Mas a montadora quer oferecer uma opção mais acessível. Um modelo que se posicione entre a XL 883R (R$ 25.900) e a XR 1200X (R$ 33 mil), ambas da família Sportster. Uma forte candidata à desembarcar no país é a XL 1200 Custom, que tem preço sugerido a partir de US$ 10.299, lá nos Estados Unidos.
Cheia de personalidade,o modelo traz desenho clássico, rodas de liga leve, pneus mais largos, lanterna com LEDs, capa sobre o farol, além de muitos cromados. Já o motor V2 conta com acabamento em preto, com aletas de refrigeração polidas. Detalhe: este é um dos modelos de propulsor refrigerado a ar. Mas o “grande barato” desta moto é sua vocação para receber inúmeros acessórios ou substituir peças originais por itens personalizados. A lista é extensa. Vai do assento até outras opções de acabamento do motor, passando pelo guidão, pedaleiras, rodas, alarme e novas cores. O pacote de personalização pode sair direto da fábrica.
Fonte: Caderno de Automóveis – Jornal Gazeta do Povo
Correr de Sportster não é mole não
Os pneus e sistemas de suspensão não eram adequados para pista e praticamente impediam o piloto de recuperar o controle da moto uma vez que ocorresse uma desgarrada.
Segurança em 2 rodas nunca é demais, vamos refletir novamente !!!
Os “12 Mandamentos” do Motociclista
Enquanto as autoridades se dividem entre propor medidas de restrição ao uso da moto e fazer campanhas educativas para os Motociclistas, o motociclista Lucas Pimentel valendo-se de sua experiência a frente da ABRAM – Associação Brasileira de Motociclistas elaborou de maneira clara e prática uma lista contendo os “Doze Mandamentos” para a segurança dos motociclistas no trânsito.
A Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) tem uma lista com “Doze Mandamentos” para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas estradas brasileiras:
1 – Mantenha a motocicleta sempre em ordem
Verifique a calibragem e o estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo; troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha sempre a mão a CNH e o CRLV; utilize o protetor de pernas (mata-cachorro) e a antena anti-cerol.
2 – Pilote utilizando equipamentos de segurança
Capacete aprovado pelo Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).
3 – Reduza a velocidade
Quanto menor a velocidade, maior será o tempo disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.
4 – Atenção e concentração
O ato de pilotar motocicletas exige muita atenção do motociclista, por isso evite se distrair.
5 – Respeite a sinalização de trânsito
Conheça e respeite os sinais e as placas de trânsito.
6 – Cuidado nos cruzamentos
Os cruzamentos são os locais de maior incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos cruzamentos sem sinalização de semáforos.
7 – Cuidado nas ultrapassagens
Sinalize as manobras com antecedência e certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente ônibus e caminhões.
8 – Cuidado com pedestres
Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos, principalmente crianças e idosos.
9 – Seja visto
Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais refletivos.
10 – Alcoolismo
Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então, se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.
11 – Mantenha distância
É imprescindível manter uma distância segura dos veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e rodovias.
12 – Cuidado com a chuva
Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de frenagem é duas vezes maior que o normal.
Elaborado por Lucas Pimentel, presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), reprodução somente com autorização.
Nota: Os 12 Mandamentos do Motociclista, na forma de mini-cartilha foi recentemente distribuído no Salão da Motocicleta/Salão das Motopeças.
Além disso, é um dos temas das palestras que a entidade realiza através do PRAM – Programa de Prevenção de Acidentes com Motocicletas.