PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO
Como tomamos decisões no trânsito?
Muitas das coisas que fazemos no trânsito são automáticas, feitas sem que pensemos nelas. Depois que aprendemos a dirigir, não mais pensamos em todas as coisas que temos que fazer ao guidão. Este automatismo acontece após repetirmos muitas vezes os mesmos movimentos ou procedimentos.
Isso, no entanto, esconde um problema que está na base de muitos acidentes. Em condições normais, nosso cérebro leva alguns décimos de segundo para registrar as imagens que enxergamos. Isso significa que, por mais atento que você esteja ao conduzir um veículo, vão existir, num breve espaço de tempo, situações que você não consegue observar.
Os veículos em movimento mudam constantemente de posição. Por exemplo, a 80 quilômetros por hora, uma moto percorre 22 metros, em um único segundo. Se acontecer uma emergência, entre perceber o problema, tomar a decisão de frear, acionar o freio e a moto parar totalmente, vão ser necessários, pelo menos, 44 metros.
Se você estiver pouco concentrado ou não puder se concentrar totalmente na direção, seu tempo normal de reação vai aumentar, transformando os riscos do trânsito em perigos no trânsito. Alguns dos fatores que diminuem a sua concentração e retardam os reflexos:
Consumir bebida alcóolica;
Usar drogas;
Usar medicamento que modifica o comportamento, de acordo com seu médico;
Ter participado, recentemente, de discussões fortes com familiares, no trabalho, ou por qualquer outro motivo;
Ficar muito tempo sem dormir, dormir pouco ou dormir muito mal;
Ingerir alimentos muito pesados, que acarretam sonolência.
Ingerir bebida alcoólica ou usar drogas, além de reduzir a concentração, afeta a coordenação motora, muda o comportamento e diminui o desempenho, limitando a percepção de situações de perigo e reduzindo a capacidade de ação e reação.
Nós não conseguimos manter nossa atenção concentrada durante o tempo todo enquanto dirigimos. Constantemente somos levados a pensar em outras coisas, sejam elas importantes ou não.
Force a sua concentração no ato de pilotar, acostumando-se a observar sempre e alternadamente:
As informações no painel da moto, como velocidade, combustível, sinais luminosos;
Os espelhos retrovisores;
A movimentação de outros veículos à sua frente, à sua traseir ou nas laterais;
A movimentação dos pedestres, em especial nas proximidades dos cruzamentos;
A posição de suas mãos no guidão;
Usando os sinais de perigo, utilizados pelos Moto Clubes.
motoseguranca.com.br
segunda-feira, 31 de maio de 2010
domingo, 30 de maio de 2010
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