terça-feira, 25 de agosto de 2009

Pilotar moto é perigoso e todos sabemos disso.


“Pilotar moto é perigoso, todos nós sabemos disso, por isso devemos aprendem com nossos erros. Só os sábios aprendem com os erros dos outros.”

O tema segurança sempre me atrai, leio uma serie de blogs sobre motociclismo e o tema segurança, creio que e resultado de minha própria formação profissional.

Sei que o único treinamento específico para viagens em grupo é o patrocinado pela Harley-Davidson. E um bom treinamento e já falei algumas vezes que deveríamos aproveitar mais estas viagens com outros motociclistas.

Andar em grupo significa maior segurança para os motociclistas, pois impedem que outro veículo faça uma manobra perigosa contra a motocicleta e faz com que o motociclista seja visto mais facilmente.

Mas andar em grupo implica em atenção aos sinais e responsabilidade com o companheiro que vai a frente e principalmente ter disciplina.

O trem de motos não é lugar para brincadeiras ou pista de corrida onde é preciso ser mais rápido do que o colega da frente, pelo contrário, para manter a segurança do trem é primordial guardar a sua posição e evitar ficar trocando de lugar a todo o momento.

O capitão de estrada deve ter em mente que não pilota uma moto, mas sim um enorme caminhão, e que suas manobras devem ser pensadas levando em conta o atraso no tempo de resposta de suas "outras rodas".

Anotem uma coisa: andar no trem não é obrigação, pois você não está obrigado a andar no trem para participar dos passeios, mas se você se dispõe a andar no trem quando vai para um passeio você se obriga a se comportar dentro das regras de segurança para andar em grupo. Se você não gosta da velocidade ou modo de viajar do trem, sinalize e saia do trem. Não exponha os demais colegas a um acidente só porque você quer pilotar de forma diferente.

A viagem tranqüila e segura começa no respeito aos demais colegas que vão com você.

Eu acredito que um piloto experiente é aquele que pilota com segurança.

E segurança numa motocicleta é sinônimo de controle.

Assim, você deve, primeiro, controlar-se (ser consistente com suas habilidades), controlar sua motocicleta e as condições à sua volta.

Qual o segredo para uma pilotagem segura? É não deixar nada ao acaso.

Começando pela manutenção cuidadosa da motocicleta, desde a troca de fluídos até a correta calibragem dos pneus, passando pela verificação das condições dos freios e dos pneus. Vestir-se com roupa e capacete adequados, entre outros.

Ser consistente com suas habilidades quer dizer ter capacidade para controlar sua motocicleta em todas as condições de piso. Seja seco, molhado ou com lama. Saber parar corretamente, em linha, sem desviar a trajetória da motocicleta. Ser capaz de fazer curvas em baixa velocidade, especialmente no tráfego urbano.

Quer dizer saber identificar as condições de uma curva que se aproxima, ajustando a velocidade de acordo.

Quer dizer manter uma distância segura do veículo à sua frente e do veículo atrás de você. Reduzir a velocidade em caso de piso molhado ou de chuva.

Se não estiver pilotando com segurança, o que você estará fazendo é participando de um jogo no estrada. E este jogo, muitas vezes, reserva um acidente como prêmio ao perdedor. Quando não, com certeza um bom susto.

Jogo é coisa de casino ou do computador de casa e deve ser deixado para estas ocasiões. Pilotagem é coisa séria, pois envolve sua vida e a vida de outras pessoas (inclusive sua garupa).

Faça a sua cabeça e discipline-se para sempre pilotar com o controle total sobre você mesmo, sua motocicleta e o ambiente onde você está rodando.

Vamos aproveitar para tirar nossas máquinas da garagem e fazer excelentes passeios, com segurança.

Boa estrada!

Fontes:
http://wolfmann-hd.blogspot.com/
http://wilsonroque.blogspot.com/

domingo, 23 de agosto de 2009

Esse bate-volta foi bárbaro mesmo!

Fantástico foi o destino do bate-volta de fim de semana ao mais tradicional e o melhor ponto de encontro de motos e motociclistas do País, o Magacycle de Penedo-Rio de Janeiro, região das Agulhas Negras.

O tempo ajudou fez sol e com temperatura de 13ºC. saimos do Sausage's Poit (Taskinha) ás 8h30 em duas motos uma Ultra e a minha Heritage, para encontrar com um outro grupo no Frango Assado da Carvalho Pinto.
Chegamos lá às 9h30, abastecemos e logo eles chegaram, duas BMW e uma VStrong, rapidamente combinamos o ritmo a seguir, entre 140 e 150 Km/h. com o reagrupamento na entrada de Penedo.
Após alguns km a pista estava interditada e logo vimos que foi um acidente, dois motociclistas os mesmos que vimos no posto agitando, bateram um no outro, a primeira moto foi para o barranco a outra no guard rail, os pilotos deitados na pista, ambos com fraturas e em choque, olhamos enquanto eram rapidamente atendidos e removidos para então liberar a estrada, o acidente foi muito sério, mais creio não correm risco de morte, espero que se recuperem logo!
Assim partimos, agora em rítmo moderado 120/140 km p/h pela BR.116 até Penedo, as BM’s na frente, reagrupamos para entrar na Cidade por voltas das 11h:50 depois de rodarmos 300km.

Penedo, a pequena Finlândia, é uma cidade muito charmosa e onde Papai Noel passa suas férias de verão, conta com diversos hotéis e pousadas, em uma região de grande beleza natural.

O evento foi no Campo do Clube Finlâdia rodeado por motos, barracas de comida e acessórios para motos e de um palco para shows, nesse cenário comemos e bebemos reecontramos amigos, apreciamos as motos custumizadas tudo em clima muito festivo.

Saímos de Penedo as 15h. e com uma parada para reabastecimento, onde nos despedimos dos novos amigos linguiceiros, chegamos em Bragança às 18h30.



O sábado foi realmente fantástico, rodamos mais de 600km conhecemos pessoas barbaras e uma cidade que a muito tempo queria conhecer, o fato negativo ficou pelo frio que não deu trégua com mínima de 13ºC e a máxima de 18ºC e o infeliz acidente com os brother’s que descobriram da pior forma que pilotar motos é uma sensação maravilhosa mas não se brinca.