quinta-feira, 27 de maio de 2010
Bar On The Road
Encontro semanal de Motociclistas
Todas as quintas-feiras, a partir das 19:30hs, na capital paulista, participe de um encontro semanal de motociclistas
3o. encontro - Dia 27/05/2010 - Quinta-feira
Horário: A partir das 19:30hs (se quiser, pode chegar mais cedo)
Endereço do local: Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 624 - Vl. Olímpia (A Rua é uma travessa da Avenida Faria Lima).
Todas as quintas-feiras, a partir das 19:30hs, na capital paulista, participe de um encontro semanal de motociclistas
3o. encontro - Dia 27/05/2010 - Quinta-feira
Horário: A partir das 19:30hs (se quiser, pode chegar mais cedo)
Endereço do local: Rua Ministro Jesuíno Cardoso, 624 - Vl. Olímpia (A Rua é uma travessa da Avenida Faria Lima).
segunda-feira, 24 de maio de 2010
B&F Sampa Rio
Chapter Jardins marca B&F no Rio
Durante o próximo feriadão de Corpus Christi (3 a 6 de junho) o HOG RJ receberá o HOG SP e os Linguiceiros Selvagens em visita ao Rio de Janeiro.
Com passeios programados, a serem confirmados, pela orla da praia no Rio e Niterói e Petropólis para sexta e sábado, o feriadão promete uma confraternização entre paulistas e cariocas.
Com um pouco de sorte, o passeio em Petropólis pode ser uma confraternização ainda maior com a presença do Chapter BH.
São os Chapters brasileiros se mobilizando para suprir a falta do evento nacional.
Vamos fazer dessa visita a primeira de várias ao longo dos feriadões desse ano.
HOG - Espirito St do Pinhal
A “Família HARLEY-DAVIDSON” nunca esteve tão unida!
No último sábado, dia 22 de maio, todos os amigos do HOG Campinas marcaram presença no Café da Manhã mais agitado do Brasil!
Muitos amigos que não apareciam há tempos, vieram e curtiram mais um belíssimo passeio, que contou com mais de 40 motos
Curtam as fotos e até o próximo sábado, que será o
No último sábado, dia 22 de maio, todos os amigos do HOG Campinas marcaram presença no Café da Manhã mais agitado do Brasil!
Muitos amigos que não apareciam há tempos, vieram e curtiram mais um belíssimo passeio, que contou com mais de 40 motos
Curtam as fotos e até o próximo sábado, que será o
PASSEIO OFICIAL PARA CIDADE DE BROTAS, não percam ...
Os tipos de combustível
Qual o melhor tipo de gasolina para usar na sua Moto? Saiba a seguir.
Hoje existem basicamente três tipos de gasolina disponíveis no Brasil: Comum, Comum Aditivada e Premium. Em todos os três tipos, há uma mistura de 25% de Etanol, mistura esta que é determinada por lei. Os outros 75% são gasolina pura (ou gasolina com aditivos).
Octanagem
Para entender as diferenças entre os três tipos de gasolina, é preciso antes entender o que é Octanagem. Octanagem é a capacidade da gasolina resistir a combustão espontânea quando fica sujeita a grande pressão.
Como sabemos, o carburador ou a Injeção Eletrônica mistura o ar com o combustível, convertendo esta mistura em uma espécie de gás combustível. Este gás entra na câmara de combustão do motor, e então o pistão comprime esta mistura, criando uma grande pressão dentro da câmara, até que a vela de ignição crie uma faísca no momento certo, para queimar este gás comprimido e gerar força para impulsionar o pistão novamente.
A combustão espontânea é quando o combustível queima sem a necessidade de uma faísca. Isso acontece quando o combustível é exposto a uma alta pressão.
Motores de algo desempenho tem taxas de compressão mais elevadas, e precisam de um combustível com maior octanagem, justamente para evitar que a combustão aconteça no momento errado, levando o motor a um desempenho menor do que o esperado, ou até mesmo a quebra do motor.
Motores de baixo desempenho e baixa taxa de compressão não precisam de combustíveis com alta octanagem, e o uso de combustíveis assim não trás nenhum ganho expressivo no desempenho. Já os motores de alto desempenho conseguem aproveitar todo o potencial do combustível.
Os tipos de gasolina
Comum
A Gasolina Comum é composta apenas por Gasolina (75%) e Álcool Etanol (25%). Esta gasolina possui, no mínimo, 87 octanas, o que significa que ela pode resistir as taxas de compressão da maioria dos motores de carros e motos. Por não possuir nada além de combustíveis, é indicada para rodar utilizando o máximo desempenho do motor. Um bom uso para ela é em vias de trânsito rápido, ou em viagens, onde a velocidade é constante.
Comum Aditivada
A Gasolina Aditivada nada mais é do que gasolina comum com alguns aditivos adicionados. O produto final possui menos Gasolina, pois os aditivos não são combustíveis. Estes aditivos possuem poder detergente, que limpam o sistema de admissão do motor, evitando o entupimento de mangueiras e canais, e o acumulo de goma no tanque e na cuba do carburador. Esta gasolina também possui 87 octanas no mínimo. Este tipo de gasolina tem vantagem quando o desempenho máximo do motor não é tão importante, e a manutenção do sistema de alimentação é prioridade. Para andar em trânsito carregado e mais lento, por exemplo.
Premium / Pódium
A gasolina tipo Premium possui no mínimo 91 octanas, e a Pódium, da Petrobras, possui 95 octanas. É indicada para motores com alta taxa de compressão. Esta gasolina não possui aditivos detergentes. Geralmente, este tipo de gasolina é indicada para motos de alto desempenho, como as esportivas importadas.
Outros combustíveis
AVGAS (Gasolina de aviação)
A gasolina de aviação é mais difícil de conseguir, tem custo bem mais elevado, podendo chegar a mais de R$ 4,00 por litro. É um tipo de gasolina com octanagem superior a 100. Ela não possui Etanol em sua fórmula, é 100% gasolina. Porém, possui em sua composição o tetraetilchumbo, componente que serve para estabilizar a gasolina, aumentar os limites de congelamento e ebulição, e aumentar sua octanagem, porém, este componente é extremamente tóxico e poluente. Este tipo de combustível só trás benefícios em motores extremamente modificados e com taxas de compressão superiores a 14:1.
Álcool Etanol
O Etanol é um combustível muito popular no Brasil, de baixo custo e excelente rendimento. Possui no mínimo 100 octanas e admite taxas de compressão superiores. Porém, o motor deve estar preparado para este tipo de combustível, que possui características próprias e bem diferentes das da gasolina. A Titan Mix e a Bros Mix, ambas da Honda, são as únicas motos comercializadas atualmente e que suportam este tipo de combustível.
E qual a melhor?
Como falei acima, as gasolinas possuem diferentes características e são mais indicadas para um tipo de uso específico. Porém, fique atento ao manual da sua moto. Lá tem especificado exatamente o tipo de gasolina que você deve usar. Dependendo da moto e do tipo de uso, talvez seja necessário regular novamente o carburador ou injeção eletrônica. Neste caso, seu mecânico é o mais indicado para prescrever o combustível da sua moto.
Você usa qual gasolina em sua moto? Porquê? Deixe um comentário!
Assinar:
Postagens (Atom)