quinta-feira, 11 de agosto de 2011

marcha lenta

marcha lenta: "Quem compra uma HD zero fica meio decepcionado quando a liga e não escuta o 'galope' característico das HDs carburadas. Sem falar que na maior parte das vezes só escuta mesmo é o barulho de kombi dos escapes stocks.



Trocar os escapes procurando o som característico é a praticamente a primeira coisa que qualquer proprietário faz, mas sempre acaba desiludido pela falta do 'galope'.



E por que não se consegue o 'galope'?



Porque os motores precisam se manter girando mais alto para poder expulsar os gases pelos escapes restritos que as normas anti-poluentes exigem.



Então, se eu troco os escapes, por que não consigo o 'galope'?



Porque você precisa regular a marcha lenta em um limite mais baixo e para isso é preciso contar com a ajuda de um scaner digital ou uma interface que possa reprogramar a ECU.



Mesmo assim, existe um limite até onde a marcha lenta pode ser reduzida sem prejuízo para o motor ou sem que o motor apague em cada sinal de trânsito. Esse limite, dependendo da temperatura, são 800 rpms. É o limite que o SERT/SEST/SEPST admite e o limite que a maioria dos scaners digitais permite programar.



Abaixo disso existe a possibilidade de problemas em lubrificar a parte alta do motor por falta de pressão de óleo.



Algumas soluções mais engenhosas, como o Idle Control desenvolvido pelo Artur Porcão do Fórum HD, vem permitindo que se altere a marcha lenta abaixo das 800 rpms, mas o próprio Porcão não recomenda que se faça isso com muita frequencia.



Outras soluções envolvendo travar o motor de passo que é controlado pelo sensor IAC (alguns relatos falam em desligá-lo) também permitem que se baixe abaixo do limite inferior.



E as consequencias disso? Você tem uma moto injetada funcionando como se fosse carburada... precisa esquentar antes de sair, existe um delay na resposta de acelerador e o comportamento fica alterado. Nada que as pessoas não se acostumem em nome do 'galope'.



Muito bem, é possível conseguir o 'galope'. Mas vale a pena? Tudo vale a pena desde que você se disponha a pagar o preço de um desgaste maior ou da alteração no comportamento da moto.



Eu baixei a marcha lenta na minha Fat com o SERT. Não cheguei ao limite mínimo possível para evitar que a moto apague nos sinais (coisa que ocorria com ela trabalhando no limite mínimo) ou ter de fica segurando a rotação controlando o acelerador. A moto trabalha um pouco acima das 800 rpms (832 rpms é meu menor limite) e em consequencia disso esquenta menos quando está no parada (menor rotação, demora mais para esquentar e começar a dissipar calor).



Considerando que a própria ECU com a programação stock diminui a marcha lenta quando a moto atinge uma temperatura elevada para evitar um superaquecimento, a baixa da marcha lenta dentro do limite recomendado não vai trazer prejuízo algum a vida útil do motor, pelo contrário: vai ajudar a mantê-lo saudável por mais tempo.



Recomendo o 'galope', mas respeitando o limite da bomba de óleo.

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1909 Harley-Davidson Police

1909 Harley-Davidson Police: "A primeira motocicleta Harley-Davidson usada por um Departamento de Polícia foi o modelo 1908, adquirido pela polícia de Detroit, Michigan. Infelizmente não há um modelo em exposição em nenhum museu do mundo.



A mais antiga Harley-Davidson policial preservada é esta 1909 Harley-Davidson Police, cujos documentos indicam que foi adquirida pela Polícia da cidade de Eau Claire, Wisconsin. A motocicleta está em exposição no National Motorcycle Museum em Anamosa, Iowa.






1909 Harley-Davidson Police
Para dar a partida nesta motocicleta, era necessário colocá-la no descanso traseiro, mover o avanço da ignição na manopla direita, abrir o suprimento de óleo na parte de cima do tanque e engatar a marcha com a alavanca posicionada à esquerda do tanque. Depois de algumas pedaladas o motor dava partida e a marcha era desengatada. Aí era tirar a motocicleta do descanso, adiantar a ignição, acelerar, dar umas poucas pedaladas para quebrar a inércia e voilá, engatar a marcha e sair em perseguição aos motoristas que insistiam em trafegar acima dos 30 km/hora.






Motor H-D de 500 cilindradas monocilindro.
 A produção naquele ano oferecia quatro versões do motor de um cilindro e 500 cilindradas classificados como 5, 5-A, 5-B e 5-C. A diferença entre eles era básicamente o diâmetro do volante do motor e o sistema de ignição. Os modelos 5 e 5-A tinha volante de 29 polegadas e ignição a bateria, enquanto os modelos 5-B e 5-C tinham volante de 26 polegadas e ignição por magneto.






Primeiro protótipo Harley-Davidson V-Twin de 810 cc.
1909 foi o ano de lançamento do primeiro protótipo com motor V-Twin. Com dois cilindros em 45 graus, 810 cilindradas e 7 hp, o motor era chamado de 5-D.
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Dave Mann's - Outlaw Motorcycle Parade





Wow

Wow: "

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Red Indian

Red Indian: "


Copyright Kustom♔King 2009.
Fine-Life & Rare-Style
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quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Rotas para o IX PHD de Blumenau

Rota para Blumenau Via Regis Bittencourt
750km,9 horas 24 minutos - BR-376 e BR-101

Visualizar Rota para Blumenau - Santa Catarina em um mapa maior

Rota para Blumenau via Rastro da Serpente
853 km,12 horas 55 minutos - BR-376 e BR-101

Visualizar Apiaí em um mapa maior


Alguns relatos de PHDs Experientes que já fizeram esse trecho.

Sobre a situação das estradas que levam até o Rastro da Serpente, estrada com muitas curvas. Entre Apiaí e Ribeira, divisa com o Paraná temos cerca de 30 Km de situação bem precária, fica onde Judas deixou as botas e as meias. A situação é bem ruim mesmo, muitos buracos e pouco asfalto, e os buracos vem sendo tapados com terra batida, e alguns trechos de puro barro. Se estiver chovendo, sugiro que não façam este caminho. A partir da Divisa, em terras Paranaenses, a situação da estrada melhora muito, e começa de verdade o trecho mais técnico, de maior desafio. Subidas, descida e curvas, muitas curvas!!! e são 580 curvas entre Adrianópolis e Curitiba.

De Adrianópolis até o Trevo do Atuba, já em Curitiba, a BR 116, são mais 125 km, mas não se enganem, a velocidade média é baixa. De Apiaí a Curitiba levei 6 horas.

É um desafio para homens e máquinas. Se bobear, ou não souber respeitar os limites de ambos, é chão na certa!!! Muita gente já relatou a compra de propriedades no local...

Aviso de Perigo: Inclinar nas curvas do Rastro da Serpente é privilégio para adultos, os apenas ousados ou imaturos devem evitar poluir a natureza, espalhando pedaços de moto pelo chão. (PHD Chico).




terça-feira, 9 de agosto de 2011

Shopping Center D sorteia Harley-Davidson no Dia dos Pais

Shopping Center D sorteia Harley-Davidson no Dia dos Pais: "


Para o Dia dos Pais, o Shopping Center D, realiza uma promoção diferenciada e irá sortear entre os clientes, uma moto modelo Harley-Davidson 883 R zero quilômetro.



Realizada entre 28 de julho e 14 de agosto, a promoção terá a seguinte mecânica: a cada R$ 200,00 em compras, o cliente deve se dirigir ao balcão da promoção, localizado na Portaria 2 do shopping, no piso térreo. Apresentar as notas fiscais dos produtos que adquiriu, se cadastrar e retirar um cupom que deve ser preenchido e depositado na urna disponível no local. O sorteio do ganhador será realizado em 15 de agosto, às 10 horas, no balcão da promoção.


SERVIÇO

Shopping Center D

Segunda a Sábado das 10h às 22h

Domingos e Feriados das 14h às 20h

Av. Cruzeiro do Sul, 1.100

Canindé – São Paulo – SP

Tel. 11 4506.6000 | Fax. 11 4506.6024

Salão Duas Rodas 2011 | Informações e desconto nos ingressos

Salão Duas Rodas 2011 | Informações e desconto nos ingressos: "


O Blog Duas Rodas foi selecionado para ser parceiro no Salão Duas Rodas 2011. Essa parceria traz muitos benefícios para você, nosso leitor.


Além de sorteios de kits do salão, você poderá comprar seus ingressos com desconto. Para isso, basta fazer sua compra online e informar nosso código promocional. Veja o passo a passo:


1) Acesse o site www.salaoduasrodas.com.br/Visitar/Ingressos


2) Informe o código promocional BLOGEMB e pronto, você adquire seu(s) ingresso(s) antecipadamente sem o valor da Taxa de Conveniência.


Esse ingresso pode ser retirado nas bilheterias do evento (serviço gratuito) ou ainda entregue em sua casa via Correio (há taxa de entrega).


Esse desconto é válido para os ingressos Adulto, Infantil e .


Programe-se para visitar a 11ª edição do Salão Duas Rodas


O salão acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi – Avenida Olavo Fontoura, 1.209 – São Paulo – SP; de 4 a 8 de outubro – terça a sábado – das 14h às 22h e no dia 9 de outubro – domingo – das 11h às 19h.


Fique atento às informações do salão aqui no 2rodas e nos Canais Oficiais:

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Vendas de Trikes em Alta nos EUA

Vendas de Trikes em Alta nos EUA: "A venda de trikes (triciclos construídos a partir de chassis de motocicletas) continua em crescimento nos Estados Unidos.



Com os 'babyboomers' (como são chamadas as pessoas nascidas entre 1946 e 1954) chegando na melhor idade, a procura por estes triciclos - que mantem sua identidade como motocicleta - continua em alta.



De acordo com uma reportagem do jornal de Rapid City, South Dakota (na região de Sturgis), as vendas de trikes tem crescido entre 15% e 30% nos Estados Unidos nos últimos anos, uma tendência contrária ao declínio nas vendas de motocicletas convencionais, ocorrida após a crise econômica de 2008.



Segundo as estatísticas, o modelo líder de venda é a Harley-Davidson Tri Glide, que entrou no mercado em 2009.






2012 Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic


Especialistas atribuem a estabilidade proporcionada pelas três rodas como a maior razão do crescimento de vendas dos trikes.

De acordo com Ken Hines, presidente da Lehman Trikes, de Spearfish-South Dakota, os maiores consumidores de trikes são os 'babyboomers', seguidos bem de perto por mulheres motociclistas. As motociclistas já representam 12% dos pilotos habilitados nos Estados Unidos. No segmento de trikes, entretanto, a presença feminina já chega a 38% do mercado.

Ainda segundo Hines, as esposas influenciam muito na decisão de compra, já que muitas delas não se sentem seguras numa motocicleta, mas mudam de idéia quando experimentam um trike.



Diferente das motocicletas touring, os trikes não tem problema em circular por estradas não pavimentadas ou com pavimentação deficiente.

Por outro lado a preocupação com capotagens nas curvas mostrou-se sem fundamento, pois tanto as Harley Tri Glides como os kits fabricados pela Lehman tem um sistema de suspensão no qual o diferencial transfere a tração para a roda da parte interna da curva, aumentando sua aderência ao solo.






Linha de montagem na Lehman Trikes - na foto, uma Honda Gold Wing
A Lehman Trikes é o maior fabricantes de trikes nos EUA, depois da Harley-Davidson, e fez a montagem das Harley-Davidson Tri Glide entre 2009 e 2010. A partir dos modelos 2011, a Harley faz a montagem da Tri Glide em sua planta de York, Pennsylvania.
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Dave Mann's "Bike Wedding" - Roth Biker Poster Series - 1967 de Stretch



Resolução prevê antena contra cerol e mata cachorro

Resolução prevê antena contra cerol e mata cachorro: "
Entrou em vigor no dia 2 de agosto uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabelece requisitos de segurança para o transporte remunerado de passageiros e de cargas em motocicleta e motoneta.

A partir de agora, para efetuar registro, os veículos deverão estar dotados de equipamento de proteção para pernas e motor, aparador de linha e dispositivo de fixação permanente ou removível para o passageiro ou para a carga.

Segundo a resolução, entre as medidas previstas está um dispositivo aparador de linha que deve ser anexado ao guidon do veículo. Também deverá haver dispositivo de proteção para pernas e motor em caso de tombamento. O protetor de pernas deve ser de aço tubular de seção redonda e resistente à corrosão, limitada sua altura à largura do guidon. Já o aparador deve ser de fixado em pelo menos um dos lados do guidon. A altura deve ser regulada com a parte superior da cabeça do condutor sentado.

A resolução completa do Denatran pode ser conferida em:

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_356_10.pdf
Fonte: Viagem de moto

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Show do Black Label Society

Show do Black Label Society: "









Na próxima sexta 12 de agosto o ex-guitarrista do Ozzy Osbourne Zakk Wylde,

fará um show inédito com sua banda a Black Label Society em Curitiba.

Zakk é amante de motocicletas e possui uma parceria com a customizadora 357 Custom Choppers dos Eua, a empresa fabrica choppers em série e várias ja foram pintadas com as mesmas cores das guitarras de Zakk.

Fica a dica para os amantes do rock e do motociclismo.



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A arma que tornou os homens iguais


Rastro da Serpente


http://www.portalrastrodaserpente.com.br/
Site em Construção

Dicas de Direção Defensiva – noite, chuva, ultrapassagens e neblinas ou nevoeiros

Dicas de Direção Defensiva – noite, chuva, ultrapassagens e neblinas ou nevoeiros: "

DIREÇÃO DEFENSIVA AO PILOTAR À NOITE


Pilotar à noite, em função da falta de visibilidade, exige que o motociclista diminua a velocidade e aumente a distância segura.


Essas atitudes são necessárias por parte do condutor porque a visibilidade humana é reduzida para 1/6 em relação a vista durante o dia. Com isso, a noção de profundidade diminui e a visão dos espaços é imprecisa, além da dificuldade em perceber movimentos.


 


DIREÇÃO DEFENSIVA AO PILOTAR NA CHUVA



A segurança do motociclista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: Aderência e Visibilidade.


Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.


Com isso, a pista fica extremamente escorregadia. Nesse momento diminua a velocidade e não use o freio bruscamente.


Com um volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance de aquaplanagem. Acima de 40 k/h os pneus podem não mais “cortar” a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motociclista perder totalmente o controle sobre ele.


Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos.


 


DIREÇÃO DEFENSIVA EM ULTRAPASSAGENS



Ultrapassagens mal feitas, aliadas a excesso de velocidade, patrocinam osacidentes mais graves, normalmente com vitimas fatais.


Para ultrapassar com segurança:


- Ultrapasse somente em locais que isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade;


- Ultrapasse somente pela esquerda;


- Antes de ultrapassar, não “cole” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão;


- Certifique-se que há espaço suficiente para executar a manobra;


- Confira, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do seu veículo;


- Verifique os pontos cegos do seu veículo;


- Se houver alguém iniciando uma manobra de ultrapassagem, facilite e aguarde outro momento;


- Se todas as condições forem favoráveis, incluindo a potência suficiente para realizar a manobra, sinalize com antecedência;


- Avise os outros condutores sobre sua intenção utilizando sinal de luz ou breves toques na buzina;


- Para retornar à faixa, confira pelo retrovisor da direita até ver a frente do veículo ultrapassado;


- Jamais ultrapasse em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que você não veja e seja visto.


 


DIREÇÃO DEFENSIVA AO DIRIGIR NA NEBLINA OU NEVOEIRO


É impossível ver através da neblina; por isso, você deverá adotar algumas atitudes para não comprometer a sua segurança:


- Reduza a velocidade de seu veículo;


- Acenda apenas os faróis baixos para que seu veículo se torne visível;


- Sinalize, com antecedência, todos os movimentos que você irá fazer;


- Buzine, às vezes, para ser notado por pedestres e outros veículos;


- Fique atento aos sinais sonoros dos demais veículos, como buzina, motor ou sirene;


- O ruído de cascalho, nas estradas, pode indicar que você está saindo da pista para o acostamento, por isso, evite tudo o que possa desviar a sua atenção, como conversas e o som do rádio.


Evite parar o seu veículo. Mesmo com pneu furado, por exemplo, é melhor perder o pneu do que se envolver em um acidente com outro veículo em que o condutor não enxergou você ali.

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☠ RAT FERENCIAS...

☠ RAT FERENCIAS...: "









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ENQUANTO ISSO... MOOCA - SAO PAULO/SP

ENQUANTO ISSO... MOOCA - SAO PAULO/SP: "
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