sábado, 7 de maio de 2011
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Harley Davidson Curitiba
The One Harley-Davidson
Rua General Mário Tourinho, 1.055
Curitiba – PR
Telefone: 41 3330-2200
Viagem de Harley ao Atacama
Viagem de moto ao Atacama Harley: "Três casais de Campinas, SP, estão na estrada, percorrendo cerca de 8.600 km de estradas do Brasil, Argentina, Chile e Paraguai. Folegatti e Glaucia, Hélio e Cristiane e Geraldo e Solange estão realizando o Projeto “Atacama 2011 – Aventura de Harley-Davidson”, que iniciou no dia 21 de abril e tem previsão de se encerrar no dia 15 de maio, um total de 25 dias de aventura. Eles utilizam na viagem três Harley-Davidson Electra."
quarta-feira, 4 de maio de 2011
Teoria dos próximos 5 segundos
Motocicleta, o medo, a coragem, a técnica e o prazer
Texto: Dudú Costa Neto
Podemos afirmar que uma das grandes diferenças entre os automóveis e as motocicletas está na segurança. Mas não se trata de um ser mais seguro que o outro, mas sim da forma que a segurança está embarcada em cada um deles.
O automóvel tem inúmeros quesitos de seguranca passiva, aquela que independe da ação do motorista. Alguns exemplos são o air bag, o cinto de seguranca e a própria carroceria . Porque garantem segurança independente da habilidade do condutor.
Já a motocicleta tem como ponto alto a seguranca ativa, aquela que depende da ação do condutor. Afinal a capacidade de manobra da motociclieta a torna imbatível para evitar um acidente. Ela passa em espaços reduzidos , troca de direção quase instataneamente , freia e reacelera em espaço reduzido de tempo. Assim, a habilidade do motorista é fundamental quando se trata de segurança ativa.
Até mesmo o verbo usado nominar os condutores de um e outro mostram diferença. O automóvel nós dirigimos, conduzimos ou mesmo levamos. A motocileta, não. Nós as pilotamos!!
Para pilotar devemos nos tormar pilotos e assumir de vez que a seguranca ativa da motocicleta deve ser usada incondicionalmente. E temos que nos preparar. Pois da mesma forma que ela nos tira de um acidente iminente, ela pode nos colocar em risco, na medida que avançamos no uso dos seus grandes atributos. Dirigir no limite da moto, sem um bom treinamento, simplemente nos tira a margem de seguranca que a sua malebilidade nos dá.
O automóvel tem inúmeros quesitos de seguranca passiva, aquela que independe da ação do motorista, a capacidade de manobra da motociclieta a torna imbatível para evitar um acidente.
A teoria dos próximos 5 segundos.
A grande arte de pilotar uma motocicleta ,como em todas atividades onde mente e corpo se fundem, contempla a seguinte equacao :
atenção + treino + técnica = segurança + desempenho + prazer
A teoria dos próximos 5 segundos é um exercício que consiste em prever o que pode ocorrer nesse tempo. Que não é pouco, dependendo da velocidade.
Devemos aplicar a teoria da seguinte forma :
1 . Mapeamos todo o percurso que vamos percorrer nos próximos 5 segundos .
2 . Fazemos uma instantânea suposição de tudo que poderá acontecer nos próximos 5 segundos
3 . Planejamos e executamos a ação em cima do que imaginamos poder acontecer nos próximos 5 segundos .
Vamos exemplificar situações diversas, mas primeiro vamos mostrar o tamanho do espaço que pode ser percorrido em 5 segundos numa moto: a 120 Km/h são 166 metros; a 200 Km/h, e qualquer moto de tamanho médio em diante alcança isso, são 332 metros!
Trafegando numa rodovia existem inúmeras variáveis que podem colocar em risco nossa pilotagem. Carros, caminhões, animais , buracos e outras inúmeras variáveis. No momento em que estamos a 100 km/h e os demais veículos um pouco mais lentos sendo ultrapassados, devemos prever tudo o que poderá acontecer nos próximos 5 segundos. Caso um carro mostre uma pequena tendência em mudar de faixa, ou mesmo se der seta, o plano já deverá estar pronto. Ou seja, desacelerar, frear, mudar de direção, enfim sempre que estivermos prevendo o que pode acontecer estaremos mais seguros.
Ao pilotar em um autódromo, em um track day ou competindo, a teoria dos próximos 5 segundos deve ser aplicada da mesma forma. No momento de uma ultrapassagem, a análise dos movimentos e a conclusão da opção certa passa a ser fundamental. E então, ultrapassar em seguranca e de forma decisiva passa a ser sinônimo de desempenho na prova.
O exercício contínuo dos próximos cinco segundos faz com que se incorporem à pilotagem de forma automática todos os benefícios da segurança ativa. O treino fará com que as ações sejam tomadas mais automaticamente, com mais precisão, e a pilotagem fica cada dia mais segura , rápida e prazeroza .
Corpo e mente agindo em conjunto, coordenadas pelo treino da atenção e do planejamento
Motociclistas de longa data acabam se valendo da técnica dos próximos 5 segundos inconscientemente, fruto de muitos quilômetros de experiência. Assim quanto mais treinarmos, mais malícia e velocidade de decisão teremos.
A grande regra da técnica dos próximos 5 segundos é: sempre tomar uma decisão sob o que está acontecendo. NUNCA devemos ficar passivos e estáticos às adversidades. Os acidentes acontecem por falta de decisão. A passividade ou congelamento de ações ante a uma mudança de cenário são nossos inimigos número um.
Medo e coragem, os grandes inimigos da pilotagem
Como o medo e a coragem, coisas antagônicas, podem ser inimigos da nossa pilotagem???
Vamos falar de medo. Ele é o sentimento da aversão ao desconhecido. Ele só existe no momento em que não sabemos agir em uma situação de risco desconhecida. Pois bem, se a motocicleta derrapa em uma fenagem mais forte e temos medo, nossas ações são comprometidas. E na maioria das vezes o chão é a resultante dessa combinação. Ou quando um carro sai de uma esquina inesperadamente e o medo é tão grande que acabamos batendo no carro sem tentar nenhuma manobra.
A forma de vencer o medo é enfrentá-lo. Ou seja, praticar situações de medo, mas sem risco. Treinar frenagem, slalom e outras manobras. Nos cursos de track days são algumas formas de colocar o medo na lata do lixo e agir com consciência em qualquer situação . Outra forma é não se expor ao medo, evitar situações que possam causar risco, como diminuir a velocidade, aumentando consideravelmente a margem de segurança.
Já a coragem age aumentando a exposição ao risco. Muitas vezes a idéia de sermos melhores do que somos faz com que nossas ações sejam inconseqüentes, pois estão baseadas em coragem e não em técnica . Acelerar uma motocicleta é sem dúvida um meio rápido e seguro de provar adrenalina. Mas não precisamos de coragem para isso, precisamos de técnica, para assegurar que provaremos o prazer da adrenalina em pilotar uma motocicleta novamente .
A coragem pode virar medo em frações de segundos. A falta de técnica e experiência colocam o medo e a coragem na garupa de nossas motocicletas. Por isso, dando um passo de cada vez nos treinos, em pouco tempo você e sua motocicleta estarão em perfeita harmonia e a pilotagem cada vez mais perto da perfeição.
"Cuidados com postura na moto
A alegria do motociclista é pegar sua moto e rodar, rodar e rodar…
Curtir paisagens, boas estradas, com o sol sobre ele , o vento tocando o seu corpo ou mesmo aquela viagem que planejou por tanto tempo e é chegada a hora.
Mesmo aqueles que optaram por trabalhar com a motocicleta, os famosos Motoboys ou Motogirls.
ATENÇÃO, essa reportagem, aborda um assunto bastante sério.
Com o excesso, que sofre é o seu corpo, no caso de longo períodos sobre a motocicleta, além da musculatura a sua coluna é quem mais vai sofrer.
Aqui, profissionais sérios e responsáveis, dão as suas dicas para os amantes das duas rodas.
Explica o médico especialista em angiologia e medicina do exercício, Fernando Soares Moreira.
O coração é o grande responsável por bombear sangue para todo o corpo, no entanto há no organismo uma parte que também é responsável por isso, só que o inverso, devolver o sangue que está nos membros inferiores ao coração. Ela é conhecida como coração periférico. “A panturrilha, a famosa batata da perna, é o que chamamos de coração periférico, ele faz com que o sangue consiga vencer a gravidade, contrai a veia e faz com que ele suba. Quando mais parada a pessoa fica, mais difícil é o retorno do sangue ao coração”,O médico esclarece que usar meia elástica contribui para que o sangue retorne com mais facilidade ao coração. “É fundamental para quem fica muito tempo em cima de uma moto usar esse tipo de meia. Ela age como se a pessoa estivesse andando, fazendo com que o sangue se movimente, não deixa que ele fique parado e com isso ajuda a impedir o surgimento de varizes”, comenta.
De acordo com o especialista, as varizes são veias dilatadas por onde o sangue não passa mais, e a remoção só pode ser feita por meio de cirurgia. “Varizes aparentemente não é uma doença tão maligna. Mas ela pode desenvolver outras mais importantes como trombose e consequentemente gerar uma embolia que quase sempre é fatal”, diz o médico.
Para longas viagens, Moreira aconselha que caminhadas sejam feitas. “A cada duas horas é importante parar e realizar uma caminhada de 10 minutos e fazer movimentos em que você sinta que está trabalhando a batata da perna” finaliza Moreira.
Exercitando antes de sair
Ensina o coordenador de musculação da 4FIT academia, Cacau Almeida.
Doenças, é claro devem ser evitadas, afinal não é à toa que dizem que é melhor prevenir do que remediar. No entanto, apesar de toda a atenção que deve ser dada à circulação, nossa musculatura também não pode ficar atrás no quesito importância. “Para grandes viagens, ou períodos muito extensos em cima da moto, é importante o alongamento e relaxamento de toda a musculatura do corpo. Pode-se começar com alongamentos para a região lombar, que é muito sobrecarregada, musculatura peitoral e dorsal, ombros, parte posterior da coxa, parte interna da coxa (adutores) e panturrilhas”,O coordenador explica, também, como os motociclistas devem proceder em motos de estilo diferente. “Na Custom, por exemplo, o motociclista deve se preocupar em deixar a coluna o mais confortável possível, pois a sobrecarga maior será na região lombar. Contudo, nos modelos esportivos, a preocupação é em não sobrecarregar os braços. Isso é feito por meio de uma postura mais deitada na moto, além de haver também uma sobrecarga na região cervical, pois o motociclista está praticamente deitado forçando uma hiperextensão do pescoço”, conta.
A parte do corpo de quem trabalha com moto, que mais sofre, é a coluna. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados básicos com ela, e até mesmo distribuir o peso enquanto pilota para não se tornar vítima de dores depois. “O motociclista tem que se preocupar em evitar uma curvatura excessiva da coluna, manter os braços e ombros relaxados. Assim, o peso do corpo é dividido com as pernas. Além disso, fazer movimentos circulares com a cabeça é, sim, uma forma de aliviar a tensão também” finaliza o professor.
Veja os exercícios recomendados por Cacau Almeida
Fazer movimentos circulares com a cabeça;
Alongamentos da região lombar (deitado em uma superfície reta, abrace os joelhos em direção ao tronco);
Alongamentos da região posterior da coxa (deixe uma perna estendida em cima do banco da moto, incline o tronco para a direção do pé, sem flexionar o joelho);
Com os pés afastados e os joelhos levemente flexionados, curve a coluna estendendo bem os braços à frente. Alongue toda a região dorsal.
Fonte: Jornal MotoVrum – www.motovrum.com.br
segunda-feira, 2 de maio de 2011
5ª Edição do Livro dos PHDs
Pessoal, quem ainda não enviou um texto para a 5ª edição do livro do PHDs "Quem somos e a que viemos", ainda dá tempo: http://www.viagemdemoto.com/2011/04/proprietarios-de-harley-davidson.html
Gostaria de propor um desafio: os PHDs de Minas têm chamado a atenção nos encontros Harley pelo Brasil afora, pelas camisas, quantidade de participantes, motivação e alegria. Vamos agora ser o grupo com o maior número de histórias no livro do PHD? Que tal? Eu já mandei a minha.
Para dar uma motivação a mais, a melhor história dos mineiros será agraciada com um Troféu PHD. Que tal? O que está esperando para começar a escrever sua história???
Abraços,
PHD Provetti
romulo@provetti.com
Belo Horizonte - MG