quarta-feira, 22 de junho de 2011

VINTAGE LEATHER BIKER JACKET SCHOTT "PERFECTO"

Não é uma jaqueta de couro qualquer… é uma Schott Perfecto®

Uma das definições encontradas para a palavra ícone no Dicionário Aulete é: Pessoa ou coisa que simboliza uma época, um estilo de vida, uma qualidade etc.; ÍDOLO; IMAGEM.

Pois bem. Vivemos cercados por vários objetos que podem ser assim considerados. Aqui em casa temos alguns: um Fusca 74 todo restaurado, duas Harleys (e notem que o projeto da Sportster tem mais de 50 anos!), eu tenho uma coleção de Moleskines enquanto o Carlão só usa o modelo volant, minha caneta é Caran d’Ache ou Bic. Sim, uma Bic é um ícone! E os ícones não são só os objetos caros ou inacessíveis aos pobres mortais! Não tem nada a ver com o quanto custa um objeto, mas com o que ele representa!

O arquétipo do motociclista é, sem dúvida, um sujeito vestindo uma jaqueta de couro preta. Esta jaqueta para motociclistas foi criada em 1928 por Irving Schott. O modelo, denominado Perfecto, era durável, resistente e foi distribuído para a Harley-Davidson de Long Island.

Certamente você se lembrou da figura de Marlon Brando no filme The Wild One de 1953? Elementar, meu caro motociclista! A fábrica Schott NYC redesenhou a jaqueta especialmente para o filme e, claro, todos queriam ter uma. Curiosamente, as vendas da Perfecto tiveram uma queda acentuada no primeiro ano após a estréia do filme porque o uso da jaqueta e da calça jeans não era bem visto pela sociedade americana da época e foi proibido pelas escolas. Vestir-se como Marlon Brando associava o sujeito à uma juventude baderneira e desregrada e o “uniforme bad boy” foi banido pelas famílias de bem e proibido pelas escolas.

A proibição não durou muito e já em 1955 a jaqueta era sucesso pelas ruas. Ainda bem!

Reza a lenda que James Dean não saía de casa sem a sua Perfecto. Também Elvis Presley tinha a sua (e também era um fã de Harley!). Nos anos 70 e 80 a jaqueta também foi o uniforme adotado pelos punks e você certamente já os Ramones com suas jaquetas de couro pretas. Também aderiram a moda Sex Pistols, Joan Jett, Iggy Pop, Tom Cruise etc

No cinema ela foi um sucesso: John Travolta (Grease, 1978); Patrick Swayze (Dirty Dancing, 1987); Johnny Depp (Cry-baby, 1990); Arnold Schwarzenegger (Terminator 2: Judgment Day, 1991); de novo por John Travolta (Wild Hogs, 2007); Shia LaBeouf (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, 2008) e muitos outros!

E a fábrica não produziu apenas este ícone: é também a responsável pela criação da jaqueta usada pelos pilotos de caça e de bombardeiros americanos na Segunda Guerra Mundial (bomber jacket) e da jaqueta usada por Dennis Hopper em Easy Rider (1969).

A jaqueta virou ícone e, obviamente, surgiram muitas imitações. Até a grife Balenciaga se inspirou na Perfecto e criou a sua versão, a Biker Jacket, bem mais cara que a original, claro!



Um comentário: