terça-feira, 30 de novembro de 2010

Manobras Emergenciais

Manobras Emergenciais: "
Pilotas e pilotos, muita atenção na hora de ter que fazer manobras bruscas ou paradas emergenciais. Atitude calma e sem entrar em pânico...
Quando precisamos fazer paradas emergenciais de motocicleta, é imprescindível ter em mente como executá-las de forma segura.
Nestas paradas repentinas o procedimento se inicia bem antes do momento em questão. Precisamos usar a nossa intuição.Segundo Steve, devemos ter em mente o SEE (BAA- em português), que significa:
Search ( Busque) - verifique a área à sua frente em busca de perigos potenciais e situações se revelando. Sempre esteja olhando através dos retrovisores para ver o que está acontecendo atrás, também.
Evaluate (Avalie) - processe as informações e antecipe os problemas. Preveja o que pode dar errado e esteja pronto para agir. Motoristas desatentos ou inexperientes, animais na estrada, buraco na pista. Mantenha uma certa distância do automóvel à sua frente, a fim de evitar colisões.
Execute (Aja) - quando a situação requer que você aja, ajuste sua velocidade, sua posição,a marcha e comunique suas intenções. Certifique-se de que os outros estão lhe vendo.


O propósito é direcionar as situações para que se possa parar completamente e rapidamente, de forma segura. Sem travamento de rodas, pois uma pilota destreinada vai reagir e frear forte com ambos os freios.

Baseado no texto: The key to 'Panic Stops': Don't Panic!
By Steve Pruet - Regional Lead Instructor, Harley-Davidson Rider Services

Nenhum comentário:

Postar um comentário