segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Classica XLÃO


Entra ano e sai ano, e o que não muda nunca é a paixão que temos pelas motos clássicas. Aproveitamos então para dividir essa paixão com você. Decidimos falar um pouco de uma moto que ficou muito conhecida nos grandes centros urbanos e nas áreas rurais de todo o mundo.

Com certeza você já ouviu falar, ou melhor, ouviu o ronco dela e a procurou, ronco esse característico, abafado e vigoroso, daqueles que rapidamente pensamos, ‘o que é isso se aproximando?’. Estamos falando de uma moto que rendeu assunto nos anos 80 e 90, uma moto trail monocilíndrica, 4 tempos, refrigerada à ar, partida manual e, detalhe, 6 marchas.

Quem hoje tem entre 40 e 50 anos conhece bem essa moto. Para àqueles que nessa época ainda eram crianças ou adolescentes, ficaram as lembranças daquele tio rockabilly que tinha uma moto branca e vermelha, que quando estava chegando na casa dos familiares dava para escutar o ronco do motor lá da esquina, sem falar nos inúmeros pedidos de, ‘tio-tio, me leva dar uma volta?’.

Para os donos, sem dúvida nenhuma, a moto marcou presença e ainda marca, não somente pela estética e robustez, mas também por detalhes bem familiares como, ‘o famoso coice de cavalo’ na hora de dar a partida. Era comum ouvirmos uma frase do tipo:

“Criança, sai de perto que é pro titio não te machucar”.

Nascida em 1982, a Honda XL 250R é derivada do mesmo modelo europeu. A moto trail, na nossa versão tupiniquim, recebeu um sutil ganho de potência, uma adaptação para nossa gasolina com até 25% de adição de álcool anidro e uma pequena alteração para uso nas estradas brasileiras.

Pois bem, estamos falando da família XL 250R, XLX 250R e 350R, com seus inesquecíveis motores e modelos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário