segunda-feira, 16 de janeiro de 2012




Quando chega o período de férias muita gente só pensa em pegar a estrada e curtir o tempo livre. O motociclista deve verificar se a calibragem dos pneus está de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Com garupa, em alguns modelos, o pneu traseiro deve receber pressão maior para compensar o peso extra. Além disso, é importante checar a presença de objetos presos, como pregos, cacos de vidros e pedras, bem como observar se algum raio da roda está quebrado.

É necessário também verificar o nível do óleo lubrificante do motor. Caso esteja abaixo do indicado, deve-se preencher ou efetuar a troca completa. É indicado ainda, lavar e lubrificar periodicamente o sistema de transmissão, corrente, coroa e pinhão, ou após o uso da motocicleta em estradas de terra. Atenção com a substituição do filtro de óleo e o filtro de ar, que deve ser limpo periodicamente ou substituído se necessário.

Quando o assunto são os freios, é recomendável verificar se estão devidamente regulados, lubrificados e, em caso de desgate, lonas e pastilhas devem ser substituídas. Se for hidráulico, deve-se checar o nível de fluído e caso a indicação esteja abaixo do mínino, pode significar vazamento ou desgaste excessivo das pastilhas. Assim, é fundamental levar a uma concessionária para realizar um check-up.

Outro item de grande importância é o sistema elétrico. O usuário deve conferir o funcionamento das luzes (de freio, piscas, lanterna, farol e painel). Qualquer problema nesses itens será considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, correndo o risco de ser multado. Além disso, a falta de iluminação pode comprometer a segurança do condutor.

Como bom motociclista, é importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade. É recomendável a utilização de roupas na cor clara para facilitar a visão de outros motociclistas e motoristas, principalmente à noite. Todo motociclista deve ficar atento ao pilotar e evitar os chamados pontos cegos (ou ângulo morto), que são os locais onde o motorista não consegue enxergar a motocicleta, mesmo com a ajuda do espelho retrovisor.

É recomendável que os motociclistas façam uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos. Isso ajuda a evitar os efeitos da fadiga e da ação do vento. O espírito de uma pilotagem com segurança deve fazer parte de toda a viagem. Seguindo essas orientações, utilizando o bom senso e respeito ao próximo, é possível desfrutar de ótimas férias e sentir o prazer em pilotar uma motocicleta.


- Posted using BlogPress from my iPad
Teste iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário