domingo, 22 de janeiro de 2012

Pilotando na serra




Vários calouros no trem do HOG e sempre se percebe algumas deficiências que serão superadas naturalmente com os kms rodados.

A Harley tem um motor muito torcudo e por conta disso o freio motor é forte. Se você usá-lo vai ter uma pilotagem bem menos cansativa nas diversas curvas das serras.

Acelerar, frear, reduzir dentro da curva não é a melhor pilotagem para uma HD. A melhor entrada de curva será sempre com o motor cheio em marcha reduzida para acelerar no meio da curva e sair naturalmente mais rápido. Reduzir no meio da curva deixa a moto solta e sem muita ação para uma correção de trajetória.

Ao entrar na curva com o motor cheio e em marcha reduzida, qualquer aceleração levanta a moto e você sai de algum pepino com mais segurança.

Outra coisa: contra-esterço. Ele existe e vale a pena ser treinado. Quem esteve no curso de orientação para viagens já ouviu o Artur falando sobre isso. Se você está com seu motor cheio e acelerando, a moto naturalmente se levanta e contra-esterçando você a faz manter-se na trajetória da curva sem fazer força ou brigar com o guidão e se precisar mudar a trajetória basta aliviar o contra-esterço.

E por fim: frear na entrada da curva só faz a HD escorregar e por conta disso você inclina menos. Se for preciso realmente frear, endireite a moto e freie. Procure usar mais o dianteiro para a parada e o traseiro para corrigir a trajetória.

Parece difícil, mas garanto que se começar a prestar atenção e entrar nas curvas em marcha reduzida, em breve estará contra-esterçando e dominando as frenagens de emergência.

E vamos rodar!



- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário