Como Preparar:
Comece tirando os picas, retrovisores e as pedaleiras do
garupa. O Farol, a lanterna traseira e o painel digital são bem protegidos e
podem ser deixados. Substitua os pneus e a relação, a de 13/49 é muito boa,
coloque protetores de mão e um acelerado rápido e a sua Tornado já está
preparada para aquela trilha de fim de semana.
Agora, se você quer deixar ela ainda melhor, vai ai uma
lista do que pode ser mudado ou melhorado na moto:
• Guidão se você não quer ter dor de cabeça ou voltar para
casa com a moto meio torta, substitua o guidão, o TAG X5 apesar de ser meio
caro, não precisa de adaptação e é forte o bastante para agüentar fortes
pancadas, além de favorecer a posição de pilotagem.
• Protetor
de Motor: protege a parte inferior do motor contra todo tipo de pancada.
• Tanque de
Plástico: garante maior autonomia, deixa a moto mais leve e evita desgaste do
tanque original (lógico).
• Filtro de
Ar: substitua o original, de papel, por um de espuma, que facilita a limpeza e
não se perde no caso de uma eventual molhada.
• Freio a
Disco Traseiro: já que a Tornado não conta com um de fabrica, é possível usar o
da Falcon, a adaptação é fácil e não exige gambiarras na moto.
• Ponteira:
em conjunto com um acerto no carburador e no filtro de ar faz com que a moto
ganhe potencia e torque.
• Suspensão:
A suspensão traseira deve ser regulada na posição mais alta com o “pré-load” da
mola apertado ao máximo. A dianteira pode ser aumentada em 5 cm com o uso de um
calço no batente da mola. Além disso, já existem Kits de suspensão, inclusive
um da Race Tech, que melhoram e muito seu desempenho, ai vai do bolso de cada
um.
• Motor:
também existem Kits para transformar a moto em uma 280cc, ai vale o bom censo.
Ficamos assim:
1- Acelerador
rápido R$ 75
2- Suspensão
D calço no batente da mola R$ 125 ou
Kits de suspensão, inclusive um da Race Tech, R$ 400
3- Guidão
Pro Taper R$ 350 ou TAG X5 R$ 145
4- Alongador
de guidão R$ 100
5- manetes
retráteis R$ 200
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