terça-feira, 2 de agosto de 2011

vale a pena ser dono de oficina especializada em HD?

vale a pena ser dono de oficina especializada em HD?: "De tempos em tempos aparece uma sugestão para montar uma oficina para cuidar das motos dos amigos.

Senhores, eu sou um mero curioso e a minha experiência se resume a cuidar da minha Fat Boy e antes do acidente, da FX que foi da Silvana.


Além disso, temos alguns problemas sérios que merecem ser pensados antes de enfrentar um projeto desses.


Inicialmente levamos em conta a concorrência: temos bons mecânicos que trabalham por conta própria e bons mecânicos que trabalham em oficinas que já estão no mercado há bastante tempo. Mas não temos bons mecânicos ociosos ou querendo ser empregados de alguém.


Como a base de uma boa oficina é o mecânico, já começamos sem a peça principal já que tirar um desses mecânicos da oficina em que trabalha vai custar caro e causar problemas.


Outro problema é garantir que o estoque de peças não entrará em quantidade crítica. Administrar um estoque de peças não é complicado, mas mantê-lo abastecido é um gargalo no atendimento ao cliente. Qual harleyro nunca passou por problema de falta de peça para manter a sua moto rodando? Isso acontece porque muitas das peças que quebram não são as de manutenção corriqueira e algumas manutenções preventivas exigem peças que imobilizam capital que poderia ser gasto em uma peça de giro rápido ou uma peça de customização (leia-se enfeite) de venda rápida. Por conta disso, uma peça mais específica precisa ser encomendada e muitos não pensam em prevenção, apenas em reparo acabando ficando com a moto parada.

E agora o que era complicado ficou mais difícil: com o impedimento obrigatório por parte da HDMC para os dealers americanos venderem world wide, ficamos na mão dos importabandistas estabelecidos ou de atravessadores americanos que vendem via e-bay para conseguir peças originais por preços mais acessíveis. A alternativa é ir aos EUA buscar pessoalmente ou fazer estoque graças à boa vontade de amigos que viajem para lá (torcendo para não ficar preso na alfândega já que a legislação complicou a entrada de peças de automotivos como bagagem de porão ou bagagem acompanhada).


Depois disso temos outro problema: existem clientes para encher a oficina do dealer (que está funcionando) e as oficinas que já tem sua tradição no mercado. Sobrou algum excedente ou você vai precisar cobrar preços de canibalização do seu capital de giro só para que os clientes comecem a prestar atenção à sua oficina?


Fidelização do cliente começa com bom serviço e preço justo, mas o preço justo precisa ser justo para o cliente e para o prestador do serviço. Hoje em dia ninguém trabalha de graça... até relógio de pulso precisa trocar bateria hoje em dia.

Pensando nisso tudo é que vou manter a minha contribuição para a manutenção das HDs cuidando da minha Fat usando os serviços da Brazil Custom e do Adriano, dando os meus pitacos na hora de entender os pepinos que aparecem, ajudando os amigos na hora de remapear com o SERT/SEST/SEPST e procurando soluções para problemas interessantes.
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