segunda-feira, 7 de março de 2011

Quanto dura um motor H-D


Os motores HD são extremamente robustos e construídos com materiais de boa qualidade. Essas características já são suficientes para garantir-lhe longevidade, além disso, o regime de operação entrega a potência em baixas RPM's, fator que contribui enormemente nessa duração, porém tudo vai depender de como e onde você utiliza seu motor.

Algumas dicas (servem para qualquer motor)

1- Ao contrário que a maioria pensa, o que mais fadiga o motor é rodar na cidade, e não na estrada.
2- O ciclo mais estressante é a quebra da inércia, ou seja, a partida.
3- O maior inimigo é a alta temperatura.
4- A pior faixa de operação é a marcha lenta.

Deu pra notar que o pior uso é na cidade.

E é claro usar óleos de boa qualidade e trocá-los bem antes da kilometragem que o manual recomenda.

Lembre-se ainda que o combustível do seu motor é composto de gasolina e ar, não adianta preocupar-se em colocar uma boa gasolina e esquecer-se da manutenção do filtro de ar ou instalar um que não filtre adequadamente.

Enfim...esse motor dura 300.000 com certeza, mas se for para uso predominantemente urbano reduza a drasticamente a kilometragem de troca dos filtros e óleos, aí quem sabe chega lá sem abrir.

Os motores Twin Cam segundo a fabrica a primeira revisão completa (abrir todo o motor) é de 160.000 kms, trocando correntes dos contra pesos TC B, sobre o Evolution a relatos nos EUA de uma Dyna 97 que o cara tirou zero e rodou 1.340.000 km sem abrir o motor, tanto é que o motor da moto do cara foi pra fabrica pra analise e o dono tinha um histórico fudido da moto, com todas as trocas de óleo, marca, lugar onde trocou, tudo! E realmente esses motores aguentam muito, mas é claro que o grande inimigo também desses motores são as altas rotações, ou seja, se você andar no pau (no bom sentido, claro!!) direto ele mais cedo ou mais tarde vai abrir o bico. Das Sportsters vale a mesma dica, aguentam muito, desde que bem usados e com manutenção em dia, ok!
FHD
Cmte.Lobo
Richard Custom House

Nenhum comentário:

Postar um comentário