Com os 'babyboomers' (como são chamadas as pessoas nascidas entre 1946 e 1954) chegando na melhor idade, a procura por estes triciclos - que mantem sua identidade como motocicleta - continua em alta.
De acordo com uma reportagem do jornal de Rapid City, South Dakota (na região de Sturgis), as vendas de trikes tem crescido entre 15% e 30% nos Estados Unidos nos últimos anos, uma tendência contrária ao declínio nas vendas de motocicletas convencionais, ocorrida após a crise econômica de 2008.
Segundo as estatísticas, o modelo líder de venda é a Harley-Davidson Tri Glide, que entrou no mercado em 2009.
2012 Harley-Davidson Tri Glide Ultra Classic |
Especialistas atribuem a estabilidade proporcionada pelas três rodas como a maior razão do crescimento de vendas dos trikes.
De acordo com Ken Hines, presidente da Lehman Trikes, de Spearfish-South Dakota, os maiores consumidores de trikes são os 'babyboomers', seguidos bem de perto por mulheres motociclistas. As motociclistas já representam 12% dos pilotos habilitados nos Estados Unidos. No segmento de trikes, entretanto, a presença feminina já chega a 38% do mercado.
Ainda segundo Hines, as esposas influenciam muito na decisão de compra, já que muitas delas não se sentem seguras numa motocicleta, mas mudam de idéia quando experimentam um trike.
Diferente das motocicletas touring, os trikes não tem problema em circular por estradas não pavimentadas ou com pavimentação deficiente.
Por outro lado a preocupação com capotagens nas curvas mostrou-se sem fundamento, pois tanto as Harley Tri Glides como os kits fabricados pela Lehman tem um sistema de suspensão no qual o diferencial transfere a tração para a roda da parte interna da curva, aumentando sua aderência ao solo.
Linha de montagem na Lehman Trikes - na foto, uma Honda Gold Wing |
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