DIREÇÃO DEFENSIVA AO PILOTAR À NOITE
Pilotar à noite, em função da falta de visibilidade, exige que o motociclista diminua a velocidade e aumente a distância segura.
Essas atitudes são necessárias por parte do condutor porque a visibilidade humana é reduzida para 1/6 em relação a vista durante o dia. Com isso, a noção de profundidade diminui e a visão dos espaços é imprecisa, além da dificuldade em perceber movimentos.
DIREÇÃO DEFENSIVA AO PILOTAR NA CHUVA
A segurança do motociclista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: Aderência e Visibilidade.
Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.
Com isso, a pista fica extremamente escorregadia. Nesse momento diminua a velocidade e não use o freio bruscamente.
Com um volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance de aquaplanagem. Acima de 40 k/h os pneus podem não mais “cortar” a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motociclista perder totalmente o controle sobre ele.
Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos.
DIREÇÃO DEFENSIVA EM ULTRAPASSAGENS
Ultrapassagens mal feitas, aliadas a excesso de velocidade, patrocinam osacidentes mais graves, normalmente com vitimas fatais.
Para ultrapassar com segurança:
- Ultrapasse somente em locais que isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade;
- Ultrapasse somente pela esquerda;
- Antes de ultrapassar, não “cole” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão;
- Certifique-se que há espaço suficiente para executar a manobra;
- Confira, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do seu veículo;
- Verifique os pontos cegos do seu veículo;
- Se houver alguém iniciando uma manobra de ultrapassagem, facilite e aguarde outro momento;
- Se todas as condições forem favoráveis, incluindo a potência suficiente para realizar a manobra, sinalize com antecedência;
- Avise os outros condutores sobre sua intenção utilizando sinal de luz ou breves toques na buzina;
- Para retornar à faixa, confira pelo retrovisor da direita até ver a frente do veículo ultrapassado;
- Jamais ultrapasse em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que você não veja e seja visto.
DIREÇÃO DEFENSIVA AO DIRIGIR NA NEBLINA OU NEVOEIRO
É impossível ver através da neblina; por isso, você deverá adotar algumas atitudes para não comprometer a sua segurança:
- Reduza a velocidade de seu veículo;
- Acenda apenas os faróis baixos para que seu veículo se torne visível;
- Sinalize, com antecedência, todos os movimentos que você irá fazer;
- Buzine, às vezes, para ser notado por pedestres e outros veículos;
- Fique atento aos sinais sonoros dos demais veículos, como buzina, motor ou sirene;
- O ruído de cascalho, nas estradas, pode indicar que você está saindo da pista para o acostamento, por isso, evite tudo o que possa desviar a sua atenção, como conversas e o som do rádio.
Evite parar o seu veículo. Mesmo com pneu furado, por exemplo, é melhor perder o pneu do que se envolver em um acidente com outro veículo em que o condutor não enxergou você ali.
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário