terça-feira, 30 de novembro de 2010

Segurança hoje

A Administração Nacional de Segurança do Tráfego em Rodovias, dos Estados Unidos (NHTSA, na sigla em inglês) publicou recentemente seu relatório de acidentes com motocicletas durante o ano de 2009.


Entre todos os operadores de veículos motorizados, os motociclistas americanos tiveram a segunda maior redução em acidentes com mortes, vindo logo após os operadores que caminhões e carretas pesados. Além disso, os motociclistas tiveram a maior redução em acidentes envolvendo uso de álcool ou drogas. Estas reduções são mais significativas diante da constatação de que os motociclistas americanos rodaram 2 bilhões de quilometros a mais durante 2009, um aumento de 5% sobre o ano de 2008.


De acordo com a NHTSA, 4.462 motociclistas morreram em acidentes nos EUA, durante 2009. Como elemento de comparação, a Federação das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (FENASEG) – cujos associados operam o seguro obrigatório DPVAT – prevê que cerca de 18.000 pessoas morrerão em acidentes com motocicletas no Brasil em 2010 e outras 215 mil ficarão feridas. O pagamento de indenizações do DPVAT por acidentes com motocicletas já atinge 50% do total pago, apesar dos veículos de duas rodas representarem somente 20% da frota nacional de veículos em circulação. A grande maioria de mortos e feridos em acidentes envolvendo motocicletas está na faixa etária entre os 18 e 25 anos.


Uma das razões para a diminuição dos acidentes envolvendo motocicletas nos Estados Unidos é o fato de 50% dos motociclistas já participaram no Curso Básico de Pilotagem, oferecido pela Fundação Para a Segurança em Motocicleta (MSF, em inglês). Este curso, já disponível em todo o país há muitos anos, é o resultado de um acordo entre o Conselho da Indústria de Motocicletas – o equivalente à nossa ABRACICLO – e a MSF, com a intenção de conscientizar os motociclitas americanos a obter treinamento, obedecer a legislação de trânsito, usar equipamento de proteção, nunca pilotar depois de ingerir bebida alcoólica ou drogas e respeitar seus próprios limites e habilidades.


Enquanto isso, no país do "nunca antes . . .", os DETRANs continuam a habilitar milhares de jovens que, quando muito, sabem se equilibrar em cima de uma Honda Biz, numa área restrita, sem tráfego.
POSTADO POR WILSON ROQUE

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