As Harleys São Muito Quentes?: "Pelo menos quatro harleyros da Califórnia pensam assim.
Quatro motociclistas da Califórnia entraram com uma ação contra a Harley-Davidson num tribunal local, afirmando que os motores Twin-cam 96 da Harley-Davidson geram muito calor por defeito de fabricação e que o fabricante sabe desses problemas desde 1999.
Na alegação apresentada, os quatro argumentam que o motor sobreaquece e o calor produzido causa queimaduras nas pernas dos pilotos. Alegam, também, que a transmissão de 6 marchas, usada desde 2006, apresenta defeitos constantes.
O juiz que examinou o caso acatou a tese dos advogados da Harley-Davidson de que não se trata de práticas comerciais ilegais e instruiu os advogados dos reclamantes a reverem suas acusações.
Mas um juiz federal concordou com a tese dos reclamantes, baseado em práticas comerciais fraudulentas, infração ao Código do Consumidor e enriquecimento injusto. Esta decisão permite que a ação coletiva continue.
Na seu despacho, o juiz escreveu que 'a alegação dos reclamantes é válida porque um consumidor consciente mudaria sua decisão se soubesse que o calor do motor poderia causar queimaduras e que a transmissão necessitaria muitos consertos e substituição'.
Todos nós concordamos que os motores Twin-Cam produzem muito calor, especialmente no verão e no trânsito lento das cidades. Este assunto tem sido debatido nos blogs e fóruns desde que os motores foram introduzidos pela Harley-Davidson. A própria fábrica tem consciência disso e disponibilizou um radiador de óleo, como acessório desde 2007 e como equipamento de linha nos modelos 2012. Além disso, desde 2008 os motores vem equipados com a tecnologia EITMS (Engine Idle Temperature Management System), que desativa o cilindro traseiro, quando o motor está em baixa rotação por longos momentos.
O calor gerado pelos Twin-Cam não poderia ser diferente, com uma cilindrada tão alta e requisitos ambientais tão exigentes, para um motor refrigerado a ar. Mais cedo do que se pensa a Harley-Davidson será levada a adotar refrigeração a líquido nos seus motores. Não tenho dúvida disso.
Mas dizer que é defeito de fabricação e que montadora sabe disso e esconde de seus consumidores, é levar o tema um pouco além da realidade.
Pelo menos é essa a minha opinião. Vamos aguardar e ver o que a justiça federal americana vai decidir."
Nenhum comentário:
Postar um comentário