quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cuidados com postura na moto


A alegria do motociclista é pegar sua moto e rodar, rodar e rodar…

Curtir paisagens, boas estradas, com o sol sobre ele , o vento tocando o seu corpo ou mesmo aquela viagem que planejou por tanto tempo e é chegada a hora.

Mesmo aqueles que optaram por trabalhar com a motocicleta, os famosos Motoboys ou Motogirls.

ATENÇÃO, essa reportagem, aborda um assunto bastante sério.

Com o excesso, que sofre é o seu corpo, no caso de longo períodos sobre a motocicleta, além da musculatura a sua coluna é quem mais vai sofrer.

Aqui, profissionais sérios e responsáveis, dão as suas dicas para os amantes das duas rodas.

Explica o médico especialista em angiologia e medicina do exercício, Fernando Soares Moreira.

O coração é o grande responsável por bombear sangue para todo o corpo, no entanto há no organismo uma parte que também é responsável por isso, só que o inverso, devolver o sangue que está nos membros inferiores ao coração. Ela é conhecida como coração periférico. “A panturrilha, a famosa batata da perna, é o que chamamos de coração periférico, ele faz com que o sangue consiga vencer a gravidade, contrai a veia e faz com que ele suba. Quando mais parada a pessoa fica, mais difícil é o retorno do sangue ao coração”,O médico esclarece que usar meia elástica contribui para que o sangue retorne com mais facilidade ao coração. “É fundamental para quem fica muito tempo em cima de uma moto usar esse tipo de meia. Ela age como se a pessoa estivesse andando, fazendo com que o sangue se movimente, não deixa que ele fique parado e com isso ajuda a impedir o surgimento de varizes”, comenta.

De acordo com o especialista, as varizes são veias dilatadas por onde o sangue não passa mais, e a remoção só pode ser feita por meio de cirurgia. “Varizes aparentemente não é uma doença tão maligna. Mas ela pode desenvolver outras mais importantes como trombose e consequentemente gerar uma embolia que quase sempre é fatal”, diz o médico.

Para longas viagens, Moreira aconselha que caminhadas sejam feitas. “A cada duas horas é importante parar e realizar uma caminhada de 10 minutos e fazer movimentos em que você sinta que está trabalhando a batata da perna” finaliza Moreira.

Exercitando antes de sair
Ensina o coordenador de musculação da 4FIT academia, Cacau Almeida.

Doenças, é claro devem ser evitadas, afinal não é à toa que dizem que é melhor prevenir do que remediar. No entanto, apesar de toda a atenção que deve ser dada à circulação, nossa musculatura também não pode ficar atrás no quesito importância. “Para grandes viagens, ou períodos muito extensos em cima da moto, é importante o alongamento e relaxamento de toda a musculatura do corpo. Pode-se começar com alongamentos para a região lombar, que é muito sobrecarregada, musculatura peitoral e dorsal, ombros, parte posterior da coxa, parte interna da coxa (adutores) e panturrilhas”,O coordenador explica, também, como os motociclistas devem proceder em motos de estilo diferente. “Na Custom, por exemplo, o motociclista deve se preocupar em deixar a coluna o mais confortável possível, pois a sobrecarga maior será na região lombar. Contudo, nos modelos esportivos, a preocupação é em não sobrecarregar os braços. Isso é feito por meio de uma postura mais deitada na moto, além de haver também uma sobrecarga na região cervical, pois o motociclista está praticamente deitado forçando uma hiperextensão do pescoço”, conta.

A parte do corpo de quem trabalha com moto, que mais sofre, é a coluna. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados básicos com ela, e até mesmo distribuir o peso enquanto pilota para não se tornar vítima de dores depois. “O motociclista tem que se preocupar em evitar uma curvatura excessiva da coluna, manter os braços e ombros relaxados. Assim, o peso do corpo é dividido com as pernas. Além disso, fazer movimentos circulares com a cabeça é, sim, uma forma de aliviar a tensão também” finaliza o professor.

Veja os exercícios recomendados por Cacau Almeida

Fazer movimentos circulares com a cabeça;

Alongamentos da região lombar (deitado em uma superfície reta, abrace os joelhos em direção ao tronco);

Alongamentos da região posterior da coxa (deixe uma perna estendida em cima do banco da moto, incline o tronco para a direção do pé, sem flexionar o joelho);

Com os pés afastados e os joelhos levemente flexionados, curve a coluna estendendo bem os braços à frente. Alongue toda a região dorsal.
Fonte: Jornal MotoVrum – www.motovrum.com.br

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