terça-feira, 10 de maio de 2011

Calibrando os Pneus


Calibragem de pneus…

A estabilidade da motoca ou do carro está diretamente ligada à utilização da correta pressão.

Recomendamos a calibragem dos pneus à frio, ou seja, quando:

O veículo está parado há uma hora, no mínimo.
O veículo não rodou mais de 2 ou 3 Km à velocidade reduzida.

Quando for necessário retificar as pressões com os pneus quentes, ( que esteja rodando muito , é preciso tomar as seguintes precauções:

Não desinflar.
Aumentar 4 PSI (0,3 BAR) ás pressões recomendadas.
Ou seja se é recomendado 29 PSI, colocar 33 PSI.

Respeitar as diferenças de pressões entre eixos. ( Dianteira e trazeira )

Assim que tiver oportunidade, verifique as pressões com o pneu frio.

PRESSÕES:

- Seguir a recomendação do fabricante da moto ou carro.

- Corrigi-las sempre com os pneus frios, isto é, antes de iniciar a rodagem.

- Freqüência de correção mínima: duas vezes ao mês, com manômetros aferidos.

BS: Nunca retire ar dos pneus quentes, isto é, durante ou logo após a rodagem. Verifique sempre se há fugas lentas de ar pela base ou núcleo da válvula.

Coloque sempre tampas nas válvulas.

Fora de Estrada, ( estrada de terra ou chão batido, pedregulhos, lama ), qual a pressão dos Pneus ?

Para a maior parte dos casos de condução fora de estrada é permitido manter as pressões adotadas em estrada.

Todavia, em condições extremas valem as seguintes regras:

Lama – é permitido reduzir a pressão para aumentar a área de contato do pneu com o solo (capacidade de flutuação);

Rocha – manter a pressão normal. Reduzí-la significa aumentar o risco de “picotar” a banda de rodagem ou até cortar o pneu lateralmente;

Areia – sobre areia não compactada é permitido reduzir a pressão dos pneus para aumentar a tração

Água – manter a pressão normal porque não será possível ver os obstáculos submersos.

OBS : Nunca use nos pneus de seu veículo pressão inferior a 16 b/pol2.

Em casos nos quais foi necessário reduzir a pressão dos pneus, recalibrá-los o mais rápido possível.
Enquanto não recalibrar os pneus, dirija devagar, e sob enhuma circunstância ultrapasse a velocidade de 80 km/h.

USANDO NITROGÊNIO

Uso do Nitrogênio pode trazer alguns benefícios aos pneus…

Menor temperatura externa;
Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);
Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção das pressões com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito.

Nunca esqueça de todas as vezes que for pegar estrada, de verificar os pneus.

Logo que for sair com a moto ou carro, tome por hábito olhara os pneus, as vezes no visual, pode se indentificar o pneu mais baixo do que o de costume.
Fonte by Pirelli

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