sábado, 12 de março de 2011
O que acontecerá com HOG?
Desde que começou a disputa judicial entre a Harley-Davidson e o antigo distribuidor da marca no Brasil para encerramento do contrato, alguns capítulos locais do HOG, o famoso grupo de proprietários de motocicletas da marca, ou paralizaram as suas atividades ou passaram a ter uma atuação bem discreta, gerando um "vácuo" para seus membros. As tradicionais atividades dos sábados começam a fazer falta. Outros capítulos continuaram realizando suas atividades mesmo sem o apoio das lojas, como é o caso do HOG RJ, cuja diretoria vem mantendo uma programação mensal de passeios e atualizando os membros através de mensagens de e-mail ou pelo blog do amigo Wolfmann (http://wolfmann-hd.blogspot.com). Agora muita gente tem se perguntado como ficará o HOG a partir da atuação direta da matriz americana no mercado brasileiro.
Obtivemos algumas informações sobre os planos da Harley-Davidson para o HOG Brasil, mas antes de relatá-las, vamos falar para quem não conhece o que é o HOG e quais os seus objetivos. Estas informações foram obtidas em sites da internet ou são originadas do nosso próprio conhecimento.
O HOG
Quando compra uma motocicleta da Harley-Davidson o novo proprietário é automaticamente cadastrado como membro do HOG, recebendo carteira e emblema. HOG significa Harley Owners Group, ou Grupo de Proprietários de Harley e, como o próprio nome diz, é formado por proprietários de motocicletas da marca. O HOG existe desde 1983, foi criado pela própria fábrica americana com o objetivo de aproveitar a forte lealdade e fraternidade demonstrada pelos entusiastas pelas motocicletas de sua marca não só para promover um produto de consumo, as motocicletas, mas também como uma filosofia voltada para construir relações fortes e duradouras entre a empresa, seus funcionários e consumidores. O HOG serviu também para abrir novas fontes de receita para a empresa através da venda de uma infinidade de produtos oferecidos aos seus membros.
Além de descontos exclusivos para compra de produtos em qualquer país que estiver, os membros do HOG têm acesso a uma revista periódica, a HOG Tales, distintivos e emblemas, encontros, passeios e eventos organizados pelos capítulos locais ou nacionais, programas de locação de motos, remessa de motocicletas, descontos em prêmios de seguro e outros ítens.
Estatísticas mostram que os membros ativos do HOG gastam normalmente 30% mais que os outros proprietários de Harley em itens como vestuário, acessórios e eventos patrocinados pela fábrica. Hoje existem mais de um milhão de membros em mais de 1.400 chapters, ou capítulos, em centenas de países, fazendo do HOG a maior organização patrocinada por uma fábrica de motocicletas do mundo.
Os capítulos são patrocinados pelas concessionárias Harley-Davidson e pelo HOG nacional que é mantido por uma subsidiária da matriz americana. Os diretores dos capítulos são escolhidos entre os membros do HOG e, de forma voluntária, têm a atribuição de acolher os novos membros, congregar e incentivar a participação, produzir boletins informativos e organizar eventos, a maioria relacionados a passeios e voltados não só para os proprietários de Harley-Davidson mas também para suas famílias. Um evento anual é promovido pelo HOG nacional e é aberto aos membros de todos os capítulos.
Boa parte destas atribuições, responsabilidades e filosofia listados acima não eram aplicados ao HOG Brasil, que era conduzido pelo antigo distribuidor de uma forma que gerava muita insatisfação, acabando por afastar muito gente do grupo.
Agora que a própria Harley-Davidson está assumindo os negócios no país, a expectativa de todos é que também o HOG seja beneficiado pelas mudanças, com maior apoio, profissionalismo, transparência e participação.
Tivemos informações que a Harley-Davidson planeja estabelecer uma política para o HOG nos mesmos moldes do que é aplicado nos Estados Unidos. Dentre as iniciativas que pretende implementar a partir desta política, descacam-se:
•a criação de uma uma gerência na estrutura da Harley-Davidson Brasil exclusiva para coordenar o HOG;
•a promoção de ações de marketing voltadas para os membros do HOG;
•a promoção da isonomia de atuação de todos os capítulos que serão criados no país;
•capacitação e treinamento dos diretores dos capítulos;
•realização de eventos nacionais;
•resgate da filosofia;
•aproximação com os membros.
Provavelmente estas iniciativas começarão a ser implementadas a partir de abril, quando as primeiras concessionárias começarão a atuar de forma estruturada. A Harley-Davidson Brasil justifica que ainda não implementou ou divulgou antes estas políticas porque está priorizando a montagem da estrutura de atendimento, distribuição e manutenção. Desta vez a intenção é não errar como no passado, já que o HOG será um dos principais pilares das suas operações no país.
Rômulo Provetti
www.viagemdemoto.com
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