domingo, 27 de março de 2011

Ata de reunião ordinária


Aos vinte e um sete do mês de março dois mil e onze, no restaurante Clube de Ampara realizou–se a primeira reunião ordinária dos AHD - Amantes de Harley- Davison (linguiceiros Selvagens) que contou com a presença dos seguintes membros: Juju, Renato, Edu, Paulo, Marcão e Fernando. Durante a reunião foram estudados e discutidos os seguintes assuntos sobre Segurança:
- A importância do Briefing;
- Condução de motocicleta em grupo;
- Paradas e saídas mais seguras;
- Retorno dos passeios com segurança;
= Alteração do nome do grupo

A seguir foram apresentadas regras simples de conduta que serao exigidas de todos os que participam nos passeios para minimizar os riscos existentes:

CONDUZIR EM GRUPO

Conduzir em grupo, seja este grande ou pequeno, é a arte da serenidade.

Não deverá haver stress, nervosismo, tensão, irritação e/ou exibição.

Para que tudo corra bem, basta seguir regras muito simples:

---> Durante o percurso, cada um após ocupar o seu lugar no " trem" deverá mantê-lo sempre.

---> São proibidas as ultrapassagens entre membros da caravana sem motivo de força maior.

---> A fila deverá circular descentrada. O 1º segue à esquerda da faixa de rodagem, o 2º á direita e assim sucessivamente.

---> É proibida a circulação de motos emparelhadas.

---> Deverá ser mantida uma distância mínima/máxima de 20/30 metros entre cada membro da caravana. Isto significa que quem circula mesmo à nossa frente irá a 40/60 metros de nós, o que constitui distância suficiente para frenagens.

---> Manter sempre as distâncias homogêneas é imprescindível.

---> Sempre que se justificar haverá um "Road Capatan" que seguirá na cabeça da caravana, e um " Serra Fila" que a encerrará.

---> Sempre que a dimensão da caravana o justifique haverá mais dois ou três membros que seguindo imediatamente atrás do "Road Captain", tratarão de fechar acessos, rotundas e cruzamentos para que a caravana passe toda de uma só vez.

---> Nestas manobras todos deverão ser lentos a ultrapassar o local, para que o trânsito normal seja afetado o mínimo possível. Deverá nestas situações tornar-se a caravana o mais compacta possível.

---> São proibidos todos os tipos de "acrobacias". Deverá circular-se ordeiramente e de forma calma.

---> Não ocupar nunca mais que uma faixa de rodagem, especialmente em Auto Estradas.

---> Deverão as motos ser todas abastecidas ao mesmo tempo e sempre que a de menor autonomia o tenha que fazer.

---> Cada membro do grupo zelará pelo companheiro que o segue, mantendo-se atento ao espelho retrovisor. Não se esqueçam que o maior stress é o de quem encabeça a caravana. Se isto for cumprido ele só terá que manter a visão sobre o companheiro que segue atrás dele, não tendo que se preocupar com a totalidade do grupo.

---> Após as paragens o "Road Captain" partirá em velocidade reduzida, para que a caravana arranque também de forma compacta.

---> Sempre que o "Road Captain" abrir o sinal para ultrapassagem a outros veículos, o Serra Fila (se o puder ver) fará o mesmo e mudará também de faixa de rodagem, para que todo o grupo efetue as ultrapassagens de uma só vez. Esta é uma das principais razões para que não se deixem criar grandes distâncias entre cada um dos membros.

---> Quando algum membro do grupo necessitar de parar por motivo de força maior deverá abrir o pisca para que o companheiro da frente o veja e faça o mesmo, e assim sucessivamente até o "Road Captain" encostar e parar e todos pararem atrás dele.

Este grupo orgulha-se de após muitos km efetuados em conjunto, nunca ter registrado situações anormais quando circulando em grupo. Vamos manter o orgulho.

Espero que isto contribua um pouco para melhorar a segurança de todos nós ao conduzirmos as nossas amadas de aço. Espero ainda que vocês contribuam adicionando seus comentários e com mais material desta natureza.

Nada mais havendo a tratar, a Sr. Presidente encerrou a reunião pela qual foi lavrada a presente ata que após lida e aprovada e assinada por todos os presentes.

Linguiceiros Selvagens

6 comentários:

  1. Isso é gozação, né? Briefing? Desde que comecei a andar com vocês, nunca um briefing funcionou e as pouquissimas vezes que rolou, todos sem exceção o desrespeitaram...Todos, incluindo os que fizeram esta reunião, sem excessão, já desrespeitaram briefings e realizaram as acrobacias e exibições ditas no texto acima! Quero ver este briefing funcionar... será muito bom. Espero que a reunião tenha sido boa...
    Boa semana! Fran

    ResponderExcluir
  2. Concordo, mais sempre é hora de mudar, aida mais ser for por um bom motivo, segurança!

    ResponderExcluir
  3. Segurança é o mais importante! Espero que todos sigam as regras e que o briefing seja feito de forma clara, objetiva e democratica. Se as reuniões forem feitas dando a oportunidade para que todos opinem, tenho certeza de que será melhor ainda! Reuniões feitas somente com parte dos interessados não é bem uma reunião, é praticamente fofoca e julgamento!
    Abs
    Fran

    ResponderExcluir
  4. Boa Fran! Que tal fazer-mos reuniões mensais para tratar da segurança de nosso grupo!
    Vamos passar essa ideia, tenho várias propostas!
    Não é uma boa???? Que tal Linguiceiros!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amigos ,

    Acho que posso e devo trata
    á-los assim né , o grupo está crescendo , e precisamos tratar da segurança como nosso tema principal , espero que todos entendam esta necessidade , SEM JULGAMENTOS , MAS COM MATURIDADE SOCIAL .

    Fernando

    ResponderExcluir
  6. se todos forem ouvidos, ok!!
    reuniões mensais, sim! Pode ser em casa, com churras pros paus dágua!
    abs
    Fran

    ResponderExcluir