domingo, 15 de agosto de 2010

FTD: segue a briga para ver quem pisca primeiro


Na justiça continua tudo como antes, mas no mundo real acontecem coisas...
O dealer se reestrutura: fecha lojas, reagrupa outras nos antigos endereços e mostra que consegue vender se tiver mercadoria. Com a atual política de preços, alguns colegas vem encontrando dificuldades para comprar determinados modelos.

A fábrica segue em ritmo lento: no mês de julho produziu 273 unidades e vendeu 335. Com isso a fábrica já vendeu quase 2000 unidades contra 1500 vendidas (números publicados no site da ABRACICLO) devido ao encalhe do ano passado e a poítica de preços adotada pelo dealer.

Os modelos mais caros parecem que já atingiram a meta prevista e vem sendo produzidos em números menores que os números das vendas.

As Heritages estão dando espaço para as Fats nas suas duas versões, as Dynas começam a aparecer na lista de produção/vendas com números maiores e as Sportsters mostram que podiam estar com números bem maiores se tivessem começado a ser produzidas mais cedo, continuando a ser o best seller da HD no Brasil.

As Rockers conquistaram seu espaço, com a venda da metade da produção dos últimos dois meses. As V-Rods também mostram que acharam seu espaço na linha de montagem, com uma produção bem compatível com as vendas

Enquanto isso, a XR1200 aparece com vocação para ser o mico do ano, mostrando um encalhe mesmo nesses meses de escassez.

Pelos números apresentados pela ABRACICLO, a gente pode supor que a fábrica não adota um ritmo mais forte por não fazer parte da estratégia para esse ano porque o mercado tem demanda reprimida.

A minha análise é no sentido de que a fábrica está lentamente sufocando o dealer em uma queda de braço que já mostra efeitos no dealer que, com o crédito abalado, vem vendendo o que a fábrica disponibiliza a preços bem abaixo da tabela anunciada por ele mesmo nas etiquetas presas nas motos do salão.

Para ter idéia dos preços praticados hoje na loja HD RJ(valores com frete): uma 883 R custa R$27K, a 883 IRON custa R$ 29K, a XR1200 custa R$ 36,2K.

Entre as softails: uma Heritage Custom sai por R$ 39,2K, uma Fat Boy sai por R$ 44,6K, a Lo por R$ 48,6K, uma Rocker (a softail mais cara atualmente) por R$ 49,6K.

As Dynas voltam a loja por R$ 34,2 para a Super Glide (que vai sair do catálogo em 2011) e R$ 39,2K para Super Glide Custom (mesmo preço de uma Heritage Custom).

E a super mamata da semana era a Road King por R$52,1K.

São preços inimagináveis para quem comprava uma Fat Boy por R$52K em 2006.
By wolfmann

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